31.1.13

Ronchamp, Le Corbusier...


Não, não dei upload na imagem errada aqui em cima. Esta aí é a Fallingwater do mestre Wright (...e não fica em Ronchamp!). Mas para chegar até à famosa capela desenhada por Le Corbusier na França, eu gostaria de voltar no tempo e lembrar de como foi bom estar nesta casa no ano de 2005. É difícil, mas eu gostaria de falar das sensações que grandes obras de arquitetura nos passam. Sempre fui apaixonado pela obra do Wright, pelos planos, horizontalidade, sensibilidade ímpar para projetar. Estar na Fallingwater foi incrível - uma sensação realmente muito boa. Antes de chegar, toda aquela tensão - afinal de contas eu iria visitar não somente uma 'casa', e sim a Fallingwater: uma das obras mais famosas do mundo, estudada por todos que escolheram a profissão de arquiteto. Não é brincadeira: a visita tem um peso. Com certeza você sai dali diferente. Nunca vou esquecer daquela manhã do dia 8 de março de 2005.

'Arquitetura é oxigênio!'
Sandra Branco - 'ex' professora universitária e amiga.

...e esta aí é a Sandra, em Ronchamp, em março de 1995.
Depois de escrever esta frase na minha foto de Ronchamp no
Facebook, achei que ela tinha que fazer parte deste post também!

No meu top 5 dos grandes mestres da arquitetura moderna, Wright e Corbusier sempre disputaram o primeiro lugar (...que Mies Van der Rohe não me ouça e venha 'puxar o meu pé' nesta noite!). Lembro quando ainda era estudante de arquitetura: abria os livros, via todos esses projetos e vinha uma vontade imensa de estudá-los ao vivo. Mas tudo parecia muito distante - ainda mais quando eu os localizava no mapa e percebia que a maioria destas obras não se encontram dentro de centros urbanos consolidados. Aí vem aquele desânimo, e você se pergunta: 'Quando vou conseguir ir até lá?'. Acho que é essa 'dificuldade' que te impulsiona a visitar esses lugares. Você vai a Mill Run especificamente para ver a Fallingwater e vai à Ronchamp para ver Le Corbusier. A viagem tem apenas um objetivo: respirar arquitetura! É uma questão de 'querer'.

Pé na estrada! Acelera Corentin!
Estávamos com o tempo contado.

Imagem da estrada a caminho de Ronchamp... Céu dramático.

Desde que vim morar na Itália sempre cogitei conhecer a capela de Ronchamp. Olhava no mapa e via que era super perto de Milão. O acesso não é tão fácil assim: é preciso alugar um carro. É preciso companhia também! Depois desse 2012 muito turbulento, achei que tinha chegado a hora de visitar a capela. Queria agradecer por tudo que passei e também fazer meus pedidos para 2013. As horas passavam e a capela não aparecia na nossa frente. O local fecharia às 16h. Eram 15:15 e ainda estávamos na estrada. Tensão!! Mas nesse caminho até a capela, muitas lembranças vieram à minha cabeça. Lembrei de todas as dificuldades que passei, a vontade imensa de agradecer, as saudades de casa e da minha família... Eu sabia que daria tempo de chegar.

The first vision! É este ângulo que você vê ao subir a rampa...

Conseguimos entrar em tempo. Antes de fazer qualquer análise externa, corri para o interior e me sentei em um dos bancos: rezei muito. Quando finalmente 'voltei' comecei a reparar em todos os detalhes. E são esses detalhes que fazem desta capela um ícone, um clássico de Le Corbusier. A dualidade dos volumes brutos, pesados, 'separados' da cobertura e a luz que invade o espaço em pequenas aberturas é fantástico. A volumetria é de encher os olhos. É preciso parar diante de cada fachada para absorver todos os detalhes. Bravo. Bravissimo!

...e depois de rezar:

...pose para a foto clássica, para guardar para o resto da vida!

"A cobertura foi posta sobre paredes grossas. Dentro delas entretando estão as colunas de concreto reforçado. O telhado descansará nestas colunas mas não tocará na parede. Uma fenda horizontal de luz com dez centímetros de altura surpreenderá..."
Le Corbusier.

Interiores: a luz como elemento de projeto.

Uma boa arquitetura também é
uma forma de oração!

A luz dos vitrais invadindo o espaço.
Verde e Amarelo: isso me lembra algo...

Movimento: belo detalhe da parede curva
+ cobertura flutuante em concreto aparente.

Detalhe:
Zoom!


Transformação:
...1, 2, 3!


...Le Corbusilipe!
Minha homenagem ao mestre.

Não resisti: fui de gravata borboleta! ...gostou, Le Corbusier?!
Agradeço à Amanda por ter trazidos os óculos diretamente de Paris.
Que falta me faz um 'Saara' e uma '25 de Março' nessa Europa!

...Mais!

Le Corburentin e Le Carbusier! Corentin e Carla prestigiando o mestre.

Foto do grupo:

Eu, Corentin, Amanda e Carla: Ronchamp, missão cumprida!
Agradeço a essa galera pela ótima companhia. Ronchamp inesquecível!

Deixamos a capela de Ronchamp com este pôr do sol.
Hora de tirar a gravata e correr para não perder o trem.

Rumo a Suíça!

E como a próxima e última parada desta viagem é Zurich, e já que estamos aqui falando de Le Corbusier... Posto a nota de 10 Francos Suíços que traz de um lado o famoso modulor e do outro o rosto de Le Corbusier. Legal, não?

Agradeço a todos os comentários e mensagens dos últimos posts!
Bom saber que vocês gostam deste espaço. Grande Abraço!

...Next Stop: Zurich!
(+ fonte imagens | Arquivo pessoal + google images)

5 comentários:

  1. Cara, essa postagem foi animal!
    Acho que todos que amam arquitetura tem predileção por Lloyd W.; Le Corbu e Mies (assista a esse vídeo incrível: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=x5Ujve7PuWk).
    Mas o mais legal foi a personificação de Le Corbusier, quando vc usou a gravata borboleta, isso elevou a fantástica visita ao Ronchamp a um grau inimaginável de prazer! Estar na Capela de Ronchamp vestido de Le Corbu e com uma nota com sua imagem no bolso, é algo surreal!
    Como eu disse: foi animal!

    ResponderExcluir
  2. Arrepiei lendo seu post! Deve ser incrível visitar estas obras tão icônicas!! Realmente uma recordação pra vida toda... Engraçado que fazia tempo que eu não via fotos nem nada sobre Ronchamp, mas parece que tenho gravado na memória cada detalhe desse projeto. Um dia também quero ver ao vivo! Falling Water tb.. ai ai.. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Seus nerds rs
    Adorei sentir estas obras através do seu post Felipe!
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...