14.4.12

Ciao Emilia Romagna!

Cores de Bologna! Como sempre, carregando mil canetas comigo...

E chegou a vez de conhecer a Emilia Romagna (...que lugar fantástico!). Deixei Milano na manhã de quinta-feira na companhia de Caterina Lamberti, amiga do Politecnico di Milano (...bolonhesa legítima!). Querem saber a primeira parada? Claro, Bologna! E que cidade linda. Caterina me deixou sob o comando do também amigo italiano Andrea Mariani, que me mostrou toda a cidade. Fiquei absolutamente impressionado com a 'identità' bolognesa, seja pelos seus tons quentíssimos, seja pelas suas ruas estreitas, pela atmosfera medieval, pela jovialidade das pessoas e pela forte expressão política estampada nas paredes da cidade. Bologna é laranja, terracota, vermelha, amarela, ocre. Passear pelas ruas de Bologna é como voltar no tempo medieval: parece um cenário de filme. A arquitetura da cidade tem uma identidade muito forte: pórticos, colunatas e toldos vermelhos. Impossível postar aqui tudo que meus olhos tiveram o prazer de ver. Destaco a igreja de San Luca, no alto da colina - uma das igrejas mais lindas que eu já vi na minha vida. E como diria o mestre Gio Ponti: 'Dove c'è architettura, c'è Italia' (...onde tem arquitetura, tem Itália!). 

Confiram meus registros!

 Fragmentos e cores bolonhesas... Um presente para meus olhos!
Definitivamente I love Italy; I love Bologna! Amazing City.

...e da bela Bologna, seguimos pela Emilia Romagna!
Modena, Vignola, Guiglia, Zooppa...

Felipe's World!
< respirem fundo e vejam a próxima foto >


Isso não é fantástico?

Parece uma pintura... Me lembrou um dos meus quadros favoritos:
'Christina's World', de Andrew Wyeth, 1948, acervo do MoMA NYC.

Imaginem lugares repletos de castelos... Igrejinhas no alto de colinas silenciosas e essa paisagem (...belíssima!) e tipicamente italiana - Grazie Dio!

E eu juro que fujo!
...mas eles me perseguem!

Achei uma queima de estoque em Vignola e acabei comprando xícaras e colheres (design de Michael Graves, Alessi) por preço de banana!

E para fechar o post...
Deus é perfeito - em todos os sentidos!

O que dizer desse céu e dessas cores? Um espetáculo da natureza. Fim de tarde no alto de uma colina próximo à casa do Andrea - veramente inesquecível.

...e ainda esticamos ao badalado balneário de Milano Marittima, 
com direito a super balada no famoso Pineta Club.

 ...eu, Andrea, Stefano e Cristiano, prontos para o Pineta!

Primeiramente deixo meu agradecimento à Caterina, pela gentileza da carona até Bologna. Agradecimentos eternos ao Andrea pela amizade e por ter me guiado em todos esses lugares maravilhosos, que só quem mora na região conhece. Agradeço também à sua família que me recebeu muito bem e me fez provar alguns dos principais pratos típicos da região: tortellini e tigelle!

Next Stop: Toscana!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

13.4.12

Esquentando os tamborins em Milão!

Making of da exposição Rio+Design | foto feita nesta manhã.

Pessoal, chegou a hora: mais um salone del mobile em Milano! Parece que foi ontem o último salone. A cidade está se preparando para este grande evento que ditará as 'regras' e tendências no mundo do design para o próximo ano. Novos 'clássicos' podem surgir! Muita informação, eventos e festas por toda cidade. Mais um ano vou trabalhar na exposição Rio+Design, que neste ano será realizada na badalada Via Tortona. Como brasileiro e carioca, me sinto muito orgulhoso em poder participar desta mostra que pelo quarto ano consecutivo é realizada pelo SEBRAE, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Câmara de comércio Brasil-Itália, aqui em Milão. A curadoria foi feita por Guto Índio da Costa, que assina também a expografia. O cenário vai reverenciar as florestas, as montanhas, praias e o 'Rio urbano'. O espaço vai acolher trabalhos de forte expressão, inovadores na pesquisa e nos materiais empregados. A mostra incluirá dentre muitos objetos e móveis, a bela poltrona Pantosh, de Leonardo Lattavo e Pedro Moog (Lattoog), projeto da série Viralata, em que os produtos nascem do cruzamento de diversas infuências, em uma referência à miscigenação do país. Esse objeto é inspirado em dois clássicos: a cadeira Panton (Verner Panton, 1968) e cadeira de Willow (Charles Mackintosh Renie, 1904). De grande apelo visual, a luminária 360°, de Antonio Bernardo + Lumini, se assemelha a uma jóia, com seus anéis pendentes em aço inoxidável, cujas sombras delineiam imagens no chão, e muitos outros.

No alto, poltrona Trama de Fernando Jaeger. Abaixo, papel de parede
colorido de Gilson Martins + poltrona Jaguar, Em2 Design.

Vivendo uma fase de ouro graças ao crescimento econômico do Brasil, o Rio de Janeiro se sedimenta também como sinônimo de produção inovadora. Não é a toa que a cidade sediará este ano a Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

Mix de clássicos! Panton + Mackintosh = Pantosh, poltrona by Lattoog.

O diretor superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Cezar Vasquez, acredita que uma das forças do design carioca é sua versatilidade: "Para variar, a exposição leva à Meca do design europeu o que há de melhor no mercado criativo do Rio. Trata-se de uma oportunidade única de mostrar nossos produtos ao mundo". De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio: "O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem consciência da importância do Design como plataforma para o desenvolvimento econômico, agregando valor aos produtos e serviços, com inovação. A edição da Rio+Design Milão 2011 consolidou o reconhecimento da qualidade de nossos designers, gerando oportunidades de negócios. A edição da Rio+Design Milão 2012 inova em produtos e no cenário evocativo, dando sempre muita atenção à sustentabilidade".


Deixo o convite (...em italiano!) a todos que passam por aqui.
Estarei fixo no espaço recebendo os visitantes. Venham!
Via Tortona, 20 - Milano.

 ...Design carioca na veia!!
(+ fonte fotos-texto | Paula Acosta)

12.4.12

Picnic time!

...e assim começei o picnic, com sol tímido + bermuda.

A primavera chegou aqui em Milão cheia de sol e calor, mas de repente nos deu uma enganada. Dias cinzas, de muito frio. Uma vontade de ficar debaixo das cobertas e comer muita massa! Há pouco tempo foi o aniversário da Clarice (...Cassou!). Comemoramos a data com um picnic no belo Parco Sempione com muitos amigos. Clarice cuidou de cada detalhe e ainda fez quitutes deliciosos como bolos de limão, chocolate e mini sanduíches. Uma tarde muita agradável que terminou com muito frio! Nada que um bom vinho não possa resolver para aquecer! Confiram as imagens! Parabéns novamente Clarice!

 Clarice Cassou + unhas verdes no picnic cor de rosa - A cara dela!

Detalhes de como a comida foi servida + copos e pratos coloridos.

Detalhes das guloseimas sobre a toalha de xadrez
 + eu registrando tudo com a minha câmera.

...fim de tarde, fim de festa!
Um frio que vocês não fazem idéia.

Uma tarde muito agradável no parque - Parabéns novamente!

 ...e assim eu terminei o picnic: enrolado na toalha!
O sol foi embora e deu espaço a um vento das geleiras!

...até o próximo picnic!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal + Clarice Cassou)

4.4.12

Ciao Brescia!

Ciao Brescia! Sigo aqui, desbravando a bela Lombardia...

Semana passada, finalmente fui à cidade de Brescia, visitar os amigos italianos Ilenia Perlotti e Nicola Magri. Estava devendo a visita. Saí de Milão bem cedo de carro, com o amigo Andrea Mariani, em uma manhã de muito sol. Depois de quase 1 hora na estrada Milano-Venezia, chegamos. Fiquei muito surpreso com o centro histórico da cidade - muito preservado. O castelo é uma referência visual na paisagem. Lá do alto pode-se ter um panorama da 'velha' e 'nova' cidade. As paisagens com ciprestes transpiram Itália em todos os poros. E a primavera consegue deixar o cenário ainda mais deslumbrante. Uma das coisas que me chamou muita atenção foi a beleza dos edifícios Art Déco no centro - composição e detalhes primorosos (...Art Déco é uma paixão!). Fechamos a noite em um restaurante, provando um típico prato Bresciano, o Casoncelli - uma massa rechada com carne, passada na manteiga, savia e queijo parmesão. Nem preciso dizer que estava uma delícia! Um agradável passeio na companhia de grande amigos italianos. Confiram meus registros! Ciao!

"Brescia, la forte Brescia,
Leonessa d'Italia!".

Passear pela cidade, como podem ver, é uma verdadeira aula de arquitetura:
 templo e foro romano, muralhas medievais, chegando até ao Art Déco.

Termino com um agradecimento especial à Ilenia, pela geléia
 de pêra deliciosa (...feita em casa, pela família) e pelo torrone!

...Grazie mille ragazzi!
Nicola, Ilenia, Andrea - pela amizade e pelo belo projeto
para L'Aquila que fizemos no semestre passado.

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

3.4.12

Geh Stell bench!

As imagens dispensam comentários da minha parte.
 Faça seu próprio banco com muita originalidade!


...Seu jardim agradece!
(+ fonte fotos | marchgut)

2.4.12

Sketching!

Terapia; momento de oxigenação do cérebro; criação; paz.

Agradeço (...sempre!) a Deus pelo dom da arte. Agradeço principalmente pela oportunidade de transformar um simples papel em branco em algo que as pessoas possam admirar (ou odiar). Desenho desde que me entendo por gente. Acho que até mesmo quando não era 'gente', eu já desenhava. Pode parecer clichê dizer isso, mas o desenho já funcionou (...e ainda funciona) como uma válvula de escape. Quando estou muito bem ou muito mal, descarrego ali no papel em branco, qualquer coisa. Sábado saí de casa assim, com as minhas mil canetas, lápis de cor, papel em branco e minha toalha de xadrez vermelha e branca. Precisava jogar alguma coisa no papel. E o lugar escolhido foi a Basilica di San Lorenzo. Porque a Basilica? Não sei. Talvez eu precisasse passar algumas horas perto e diante de Deus. Confiram o processo...

Quando começei a desenhar a Basílica, pensei em desistir.
Complexo, trabalhoso demais. Mas depois de 3 horas, terminei.

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...