24.12.12

Feliz Natal!

Eu no trem a caminho de Genebra - os Alpes cobertos de neve.

Como este ano passou rápido. Parece que foi ontem que comemorávamos o natal em Milão. Neste ano decidimos passar o natal na Suíça, em Genebra. Porque? Não me perguntem! A idéia surgiu do nada, e então decidimos vir. Escrevo enquanto aguardo meus amigos chegarem - Alexandre e Carla vêm de Londres. Trouxe toda a nossa ceia na mala: panetone, vinho, castanhas, nozes, até mesmo toalha, velas, pratos, copos... Serviço completo! Acho importante a 'mesa' no natal. Sentar em uma mesa bonita, bem cuidada, e confraternizar. Este é o principal motivo do natal, independente de religião. É estar na presença de pessoas que gostamos, e poder agradecer por tudo. Eu só tenho a agradecer pelo meu ano de 2012. Um ano muito difícil. Aprendi muito. Caí mas levantei. Caí de novo e levantei de novo. Isso tudo porque eu tenho . Acredito que estamos cercados de forças que nos ajudam muito.

Detalhe da vista da janela do trem... Nada mal!

Como sempre, eu e minhas conexões em viagens. Desta vez não foi uma conexão 'direta', mas vim escutando uma conversa de mais 3 horas que me fez parar para pensar. Um senhor, italiano, muito elegante, conversava com um homem de mais ou menos 35 anos, negro, alto, forte (...que eu não consegui identificar a nacionalidade!). Conversavam em italiano, sobre a 'vida'. O senhor disse que tinha quase 90 anos de idade. Contava sobre as suas escolhas na vida. Decidiu não ter filhos pois queria ser livre. Disse que não fez planos para a vida, apenas viveu intensamente cada dia - 'Cada dia da minha vida é uma festa'. Escolheu uma profissão e mergulhou dentro dela de corpo e alma. Não se cansou na vida, pois ama o trabalho - 'trabalhar sempre foi um prazer'. Falaram de música, de jazz - que ela era um remédio. Que devemos 'parar' para escutar música, e não usá-la como um pano de fundo para qualquer outra atividade. No fim da viagem trocaram contatos. O rapaz então perguntou o que ele iria fazer amanhã. Ele respondeu que não sabia, não fazia a mínima idéia... Cumprimentaram-se e disseram: '...nos vemos em Milão'.

A conversa no trem me fez lembrar do filme 'The Intouchables'. Viram?!

Tive que recontar isso muito rapidamente, mas confesso que foi muito bom escutar essa conversa na manhã de hoje. Eu adoro essa coisa de não fazer planos, de seguir, deixar a vida te levar. Ser livre para conhecer novas pessoas, novos lugares, culturas diferentes... Estou seguindo minha vida assim. E tenho certeza de que portas irão se abrir; de que vou conhecer pessoas e lugares fantásticos nos próximos (muitos) anos. E o mais importante: focar no trabalho. O trabalho é a base da vida. Sou muito feliz de amar o que faço. Bom, caímos de para-quedas em Genebra, sem planejar nada... Aliás, o resto da viagem está totalmente aberto. Sabemos que iremos fechar o ano de 2012 em Zurich. Do natal ao reveillon, os planos estão abertos - com uma imensa vontade de visitar a capela de Ronchamp, desenhada por Le Corbusier. O resto da viagem eu conto aqui depois! Aguardem.

A obra prima de Le Corbusier, onde quero fazer meus pedidos para 2013.
...E o papai Noel passou mais cedo na Itália e me deixou esta câmera!

Um grande abraço a todos que visitam este espaço. 
Um beijo imenso para minha família, que amo tanto! 
Saudades da casa cheia, das rabanadas, dos presentes, de tudo! 

Merry Christmas!

(+fonte fotos | arquivo pessoal)

2 comentários:

  1. Que o Natal lhe traga mais inspirações,belas trocas, belas palavras com outras pessoas. Que voce tenha sempre clareza para perceber os sinais que lhe indica a sua estrada e que anjos cruzem sempre no seu caminho. feliz natal,com carinho...

    ResponderExcluir
  2. DEsejo um Natal abençoado para vocês.Que a sua fé seja sempre seu guia e radar para reconhecer nas pessoas ou nas situações a presença dos seus benfeitores. beijos da mama

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...