16.5.12

Arquitetura residencial Milanesa - Vico Magistretti!

Torre residencial no Parco Sempione, anni 50.

Caixa vertical:
concreto + aço + vidro.

Esta torre residencial certamente não passa despercebida pelos olhos de quem vai à Triennale di Milano ver alguma exposição ou vai apenas ao Parco Sempione para um passeio ou corrida. Aliás, ela é uma das poucas torres residenciais no centro da cidade. O projeto é do mestre milanês Vico Magistretti (...me sinto super desconfortável em apresentá-lo tamanha a sua importância para o design italiano > vá no google já!). O projeto é dos anos 50, de altíssimo padrão. Apartamentos duplex, dois por pavimento, total flexibilidade dos interiores - de 6 a 9 cômodos. Seguiu o funcionalismo do movimento 'International Style', praticado na primeira metade de século XX. Em termos volumétricos, a idéia de Magistretti foi a de criar um equilíbrio com a 'Torre Bianca', projetada por Gio Ponti em 1933, dentro do Parco Sempione. Podemos dizer que o conceito foi criar uma 'conversa de torres' (...consequentemente uma conversa de grandes mestres italianos!) na paisagem urbana de Milão.  É sem dúvidas, um clássico da arquitetura residencial moderna milanesa. Confiram minhas imagens!

 Poucos vêem Milão do alto: numa cidade plana, de gabarito baixo (...onde 'verde' é luxo!), que tal habitar em uma torre altíssima, no meio de um parque? No detalhe, os dois terraços comunitários, fazendo o coroamento do edifício.

'La semplicità è la cosa più
difficile del mondo'
Vico Magistretti 

No alto, a Torre Bianca (1933), de Gio Ponti, no Parco Sempione. Na sequência, um registro que fiz na Fondazione Magistretti: um poster mostra a relação de altura entre a torre residencial de Magistretti com a torre de Ponti.

No alto, de longe, a torre se destaca no espaço urbano milanês.
Detalhe da verticalidade das esquadrias + toldos vermelhos + concreto!

Enquanto fotografava o edifício, um morador bem velhinho, chegou perto de mim e perguntou: 'Sabe quem projetou?' - e eu então respondi: 'Sim, Vico Magistretti'. Ele abriu um imenso sorriso e logo depois entrou no prédio.

'Design è anche guardare gli oggetti
 di tutti i giorni con occhio curioso'
(Design é também olhar os objetos do cotodiano com olhar curioso)

...E aí? Com que olhos você vê o lugar onde vive?!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. Fantástico! Simplesmente Magistral(oppure Magistretti)! Um edifício muito à frente de seu tempo. Parabéns pelas fotos e pela comparação. Só para matar minha curiosidade: Você sabe se aqueles 'toldos' vermelhos são do projeto original?

    ResponderExcluir
  2. A edição dos posts são demais, Felipe.
    Adorei a texto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post! Além de extremamente educativo, vc fez um velhinho feliz, rs! Eu gosto muito de admirar (como leiga) arquiteturas mais antigas. Talvez pela beleza dos detalhes rebuscados... não sei! Mas espiei o google e encontrei bastante coisa sobre Vico Magistretti! Tb encontrei muitos fãs dele. Mais um pra conhecer e apreciar!

    Bjs,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...