14.6.11

Rio Interiors

...E esse aí, é o meu micro-minimal-neutro quarto carioca!

Pessoal, desculpas por me ausentar aqui do Blog, mas é que a viagem ao Rio segue em ritmo acelerado. Por estar aqui, resolvi fazer um post do meu "canto" carioca. Inicialmente era assim, branco! Todo branco! Piso de madeira, rodapé branco-alto... Até meus lençóis eram brancos! Durante muito tempo o espaço entre as arandelas (...brancas!) ficou vazio. Não sabia o que colocar ali... Um dia olhei para uma placa de MDF que tinha aqui em casa e resolvi fazer um quadro! ...E olhem ele aqui embaixo. Fui em uma marcenaria, comprei restos de madeira e montei uma composição sobre a tal placa de MDF. Pintei tudo de branco e coloquei entre as arandelas. A composição geométrica casou muito bem com a forma das arandelas. Mas depois de alguns anos, resolvi pintar a parede de fundo com um cinza bem claro... As arandelas e o mega quadro "saltaram" da parede. Continuei curtindo meu canto "cinza".

...Olhem a perede cinza aí! Mantive as arandelas e o quadro branco.
Ao pintar a parede, troquei também as lâmpadas antigas, por dicróicas.


Moramos em uma casa modernista na Tijuca, construída em 1950. Na época em que compramos a casa, mantivemos a fachada original, mas reformamos todos os interiores. Tem de tudo na fachada: pedras, pastilha, madeira, grades de ferro, muro baixinho... Mantive os armários originais da casa, todos com molduras externas (...detalhe na foto acima). A única coisa que fiz foi pintá-los de branco e adaptar puxadores em aço escovado, bem verticais. Na foto acima, o encontro do piso de madeira (...Poliface padrão carvalho colonial), com o rodapé branco Durafloor, armário antigo e o cinza da parede. Gosto bastante!

Na janela, persiana horizontal com réguas largas, de PVC. Essa persiana foi um achado na época. Não abro mão do modelo horizontal. Adoro a de madeira, mas a de PVC branco custava a metade de preço. E está aqui até hoje!

A cama de madeira, bem antiga, foi presente de um primo! Ao comprar uma cama de casal, ele se desfez desta, que acabou vindo parar aqui. Ela fica centralizada na parede com o quadro e as arandelas. Super confortável.

A "tralha" inseparável ficava na prateleira sobre a mesa de trabalho. Algumas coisas levei para a Itália, alguns quadros eu vendi, e muita coisa está guardada em caixas. Depois de quase 3 anos em São Paulo e agora vivendo a fase italiana, o quarto mudou completamente. Mesmo assim ainda sinto ser "meu".

 Fecho o post com um dos detalhes que mais gosto na nossa casa: a escada! Acho uma verdadeira obra de arte. Difícil ver um trabalho de ferro tão cuidadoso como este... Ela é original. Não mexemos em absolutamente nada. 

Espero que tenham gostado de conhecer meu canto carioca.
...Saudações cariocas e tijucanas!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

3 comentários:

  1. Oi Felipe, adorei a sua casa!!! Tem todo aquele jeitinho de casa de mãe... e é fofo eles conservarem tudo no seu quarto do jeito que vc deixou, muito carinhoso!!! Vc já deve ir chegando e se espalhando, posso até ver... Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  2. Felipe, seu canto carioca é um charme, neutro como gosto e, pelo que posso perceber a seu respeito através do Disegno, "a sua cara".
    Parabéns pelo bom gosto, o quadro ficou ótimo.
    Por falar em arte, acredito que você possa gostar das fotos que postei hoje, do fotógrafo
    Christopher Boffoli.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir
  3. Felipe, adorei seu Blog e mais ainda conhecer seu cantinho carioca. Chic vc heim, é Itália, Rio, SP, hahahaha...
    Bom gosto na Mini Phanton amarela heim???
    Beijinhus,Mayana


    baonilha.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...