3.6.11

Cool steps!

Imaginem subir ali. Dá uma preguiça só de olhar...

No Brasil, por ser muito quente, não temos o costume de usar este espaço no telhado, a não ser para amontoar quinquilharias, como os restos de azulejo que sobraram da última reforma, não é mesmo? Aqui no hemisfério norte, estes espaços são muito usados - inclusive habitados! ...Encontrei este projeto em Londres feito pelo escritório Tamir Addadi e achei muito válido postar aqui no blog. Os clientes pediram uma escada permanente para acessar o sótão, até mesmo para facilitar o uso do espaço. Os arquitetos tiveram um grande desafio: criar a nova escada em um espaço de apenas 1.40x0.90cm! ...Diante de um espaço tão pequeno, a primeira idéia que nos vem à cabeça é a escada "caracol". Porém foram muito mais além desta solução. Confiram as imagens!

...Tcharan! Milagre? Não. Pura realidade. Aumentaram a abertura do acesso ao sotão, até mesmo para trazer mais luz para a escada existente (...Londres, sabem como é!). A escada e a luminosidade são um convite para subir.

Um vidro temperado foi fixado (...notem o detalhe!) do teto ao piso, funcionando como guarda-corpo. Gosto do casamento dele com o corrimão original da escada, balaustrado, marcando a intervenção contemporânea.

O branco absoluto é quebrado pela luz que bate no vidro, colorindo de leve o espaço. A escada é feita de chapa metálica dobrada. Olhem que desenho incrível. Muito leve... Parece uma dobradura de papel; uma escultura.

Acima, a sanca branca divide os espaços. O branco dá espaço aos tijolos aparentes. Reparem neste tubo branco! ...Ele é o corrimão! Abaixo, o encontro de todos os elementos em harmonia com o carpete neutro, que destaca tudo.

...E finalmente chegamos no espaço, aquecido pela luz, pela madeira e pelos tijolos aparentes. Gosto muito deste rasgo branco no piso. O corrimão avança o rasgo, facilitando a descida. Notem que as instalções são aparentes também.

E aí está o espaço, com cara de loft. Reparem nas lateriais: portas de armários. Gosto da cama lá no fundo... Já me imagino ali descansando, fazendo umas postagens aqui para o blog, dormindo... Gosto do tapete e do pufe em Kilim!

..Mas senti falta de cor e de uma potrona bem confortável, daquelas que te convidam a sentar e relaxar! ...Agora me diz uma coisa, Londres: Para quê ser tão séria assim? Vamos colocar cor nesse sótão! ...Melhor agora, concordam?

2 comentários:

  1. Felipe, muito melhor agora!
    A poltrona branca, o puff e o tapete kilim, perfeitos, nota 10.
    Sótão aqui, realmente é um problema, mas nada que um split não resolva.
    Beijos
    Tereza

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...