26.2.11

Contemporary Vintage!

Imagens vintage + referências contemporâneas...

Passeando no mundo virtual encontrei esse projeto publicado no Yatzer nesta semana. Resolvi pegar carona no último post de arquitetura industrial e comentar este projeto pois gostei bastante. Trata-se do "Madrid Hub Offices", um escritório inserido dentro de uma velha garagem de 1940 no coração Madri, seguindo o conceito de lofts. O projeto é do CH+OS architects. Ao ver a primeira foto já me identifiquei com a estética: galpãozão, estrutura metálica aparente e mobiliário retrô-vintage. As paredes não foram repintadas, e carregam as marcas da história do galpão - uma ótima sacada! Gosto de olhar esses projetos, filtrando sempre as idéias para os interiores residenciais. Que tal habitar em uma garagem como essa? E para quem tem um espaço velho e perdido, cheio de quinquilharias, e quer dar um novo uso, confira este post!

Impacto visual na chegada: reparem que as paredes não foram repintadas! A intervenção contemporânea veio no piso de madeira e na micro arquitetura, em estrutura metálica, construída dentro do galpão. No detalhe, o relógio industrial.

Espaço amplo, limpo! No centro uma única mesa com desenho orgânico e cadeiras vintage. Detalhe na a abertura no piso para inserção da árvore. Na segunda foto, destaque para o mezanino com Barcelonas em couro e salas com fechamento em vidro.

Materiais pobres: caixotes de feira utilizados como suporte de mesa no mezanino e no balcão da cozinha. Soluções baratas com estética extremamente interessante. Referências industriais nas luminárias de parade e no mobiliário.

Olhem só que interessante este espaço de leitura/reuniões todo feito com caixotes de madeira. Ao lado, o lounge/sala de espera com poltronas diversas. Tudo muito simples, porém de grande efeito visual. Idéias adaptáveis ao universo doméstico.

Na tomada geral, muita luz natural: economia no consumo de energia. Fechamentos com vidro transparente ou opaco garantem visibilidade ou privacidade no uso das salas. Escala monocromática, madeira clara e mistura de linguagens no mobiliário...
(As fotos do projeto são de Daniel Torrelló).

E aí? Se animou para arrumar a garagem? Já está catando os caixotes de feira para montar a estante de livros? As soluções apresentadas neste projeto fizeram efeito pois estão dentro de um contexto. Deixe uma parede do seu apartamento assim, descascada. Vai ficar legal! ...Ou faça apenas uma em concreto aparente. Invista na iluminação pontual e despense os quadros! Deixe também suas instalações elétricas aparentes. Mergulhe no estilo industrial. Em seguida fiz uma seleção de móveis e objetos contemporâneos+vintage que traduzem o espírito industrial deste projeto. Não precisa transformar a casa em um antiquário retrô... É só ter bom senso para dosar e achar o equilíbrio. Inspirem-se!

Cadeira de cinema vermelha, da Desmobília (1). Pendente industrial da Muuto (2). Caixotes de feira (3). Slow Chair, design Ronan and Erwan Bouroullec para a Vitra - um futuro clássico? (4). Tecido vintage (5). Nike vintage (6). Cadeira Wassily (7).

Já pensou em colocar esse gato Félix na parede como pintura ou adesivo? (1). Um clássico: Nesso Lamp by Giancarlo Mattioli, Artemide (2). Tecido vintage (3). Green Plaid chair, da Nest Dallas (4). Utensílios de cozinha, Rosti of Denmark (5). Miniatura do Fiat 500 (6). Ventilador industrial Veneza (7).

A tailored-chair é da Moroso by Nika Zupanc (1) e lembra um manequim. Relógio de Riki Watanabe, MoMA (2). Telefone verde vintage (3). Empilhe malas antigas (4). Sawhorse Table de Jonathan Adler, Nest Dallas (5). Eames DAW Plastic, da Vitra (6).

Sofá Club forrado de camurça, Desmobília (1). Pendentes E27 da Muuto (2). Lavenham Chair, design de Patricia Urquiola, De Padova (3). Poster Helvetica, sempre bem-vindo (4). Pendure sua clássica bicicleta Guv'Nor assim dentro de casa ou na garagem (6).

Tv Brionvega (1). Eames LCW não pode faltar (2). A DSR chair de Charles Eames, Vitra (3). Pendente Fly, da Kartell (4). Luminária de piso, da Sultana USA (5). Clássico: poltrona Florence, Knoll (6). Coloque sua mapoteca (7) na sala e apoie livros e objetos!

...Espero que tenham gostado da seleção. Deixem seus comentários!

Um comentário:

  1. Adorei!!!!! Até gostaria de ter na minha casa alguma coisa dentro deste contexto,mas só com a sua ajuda......
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...