8.2.14

Sábado Tijucano!


Acima, página do Guia da Arquitetura Art Deco na Tijuca.
No detalhe, eu sentado na escada da minha casa.

Vocês caminham pelo bairro onde moram? Falo de caminhar sem compromisso, apenas para admirar as ruas, prestar atenção em detalhes de casas, prédios... Hoje de manhã saí com meu irmão Pedro com este propósito: admirar os prédios da Tijuca. Para quem não sabe, meu irmão escreve o Blog As Ruas do Rio. Ele percorre toda a cidade fotografando ruas e suas curiosidades. Em 2001 fui ao lançamento dos Guias de Arquitetura do Rio de Janeiro. Acabei ganhando os 4 volumes. Um dos volumes é dedicado ao estilo Art Deco. Pedro então sugeriu que visitássemos a rua Caruso, onde existe um conjunto significativo de prédios de estilo Deco. No caminho, muitas surpresas. Entramos em ruas que nem conhecíamos. Vimos casas maravilhosas, grande parte já descaracterizadas, mas que ainda preservam alguns elementos arquitetônicos que agonizam e sobrevivem ao tempo.

...você vai de calça?!
Ouço constantemente esta pergunta.


Sim, vou sair de calça nos 50°C do calor carioca. Sou um carioca atípico - já falei. Sofro com o calor, mas não gosto de usar bermuda. Uso somente em casos extremos. Assim como também desacostumei a usar tênis. Velhice, manias! :) 

Obs: A Gap não patrocina o blog, mas a camiseta listrada e calça bege são da marca. Até as meias listradas que usei eram Gap! O relógio é da Muji e a bolsa, American Apparel. Sapatos de couro da italiana Geox.

Visitando o 'castelinho':
ruas bucólicas, silenciosas e cheiro de 'comida boa'...


'Castelinho': é assim que chamamos este lindo edifício na esquina da rua Professor Lafayette Cortês. Destaque para o volume cilíndrico de ingresso, repleto de arabescos e detalhes em azulejos. Ótimo estado de conservação.

Losangos, muro baixo...
Arquitetura Modernista Tijucana.


Repararam na composição? Os losangos aparecem como elementos vazados na arquitetura, no desenho da porta, das grades... O edifício sobreviveu ao 'medo' e não se rendeu às terríveis grades com setas 'anos 90', uma epidemia urbana!

Rua Caruso, Tijuca.
Concentração de Art Deco carioca!


Não vou enganar vocês: os prédios são lindos mas estão absolutamente descaracterizados. Uma pena! Uma invasão de malditas janelas de alumínio! Algumas janelas originais não tem nem mesmo vidro. Um ar decadente, 'de que já foi bom' - desculpem, mas como muita coisa no Rio de Janeiro. Mas a 'essência' Art Deco está lá: desenhos geométricos, coroamentos escalonados, tipografia e luminárias. Destaque para esta arandela que aparece na última imagem à direita, metade na parede e metade no teto - linda! Uma coisa ficou clara nesta caminhada: o 'medo' faz parte da vida do carioca. Alguns moradores nos espiavam por trás das cortinas como se quisessem entender o porque dessas fotografias. 

...do Deco para o Ecletismo.
Visita ao clube português na rua Hadock Lobo.


Antes que alguém me pergunte, eu não coloquei a camisa listrada azul e branca para 'combinar' com o clube português. Aconteceu; foi coincidência! Coloquem em um 'liquidificador', azulejos portugueses, balaustres, arabescos, sancas, esculturas, pisos em ladrilho hidráulico, sacadas... O resultado está aí em cima. A 'Casa da Vila da Feira e Terras de Santas Maria' é um clube português fundado na década de 50 na Tijuca. O edifício eclético azul e branco se destaca pela beleza dos seus mínimos detalhes, que inclui uma grade de ferro em forma de pavão! No detalhe da última foto, para quem não conhece, meu irmão Pedro.

...que tal uma caminhada pelo seu
 bairro neste domingo?
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

Um comentário:

  1. Precisamente hoje que passo aqui, tem uma postagem sobre um clube português. Gostei.
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...