8.2.14

Sábado Tijucano!


Acima, página do Guia da Arquitetura Art Deco na Tijuca.
No detalhe, eu sentado na escada da minha casa.

Vocês caminham pelo bairro onde moram? Falo de caminhar sem compromisso, apenas para admirar as ruas, prestar atenção em detalhes de casas, prédios... Hoje de manhã saí com meu irmão Pedro com este propósito: admirar os prédios da Tijuca. Para quem não sabe, meu irmão escreve o Blog As Ruas do Rio. Ele percorre toda a cidade fotografando ruas e suas curiosidades. Em 2001 fui ao lançamento dos Guias de Arquitetura do Rio de Janeiro. Acabei ganhando os 4 volumes. Um dos volumes é dedicado ao estilo Art Deco. Pedro então sugeriu que visitássemos a rua Caruso, onde existe um conjunto significativo de prédios de estilo Deco. No caminho, muitas surpresas. Entramos em ruas que nem conhecíamos. Vimos casas maravilhosas, grande parte já descaracterizadas, mas que ainda preservam alguns elementos arquitetônicos que agonizam e sobrevivem ao tempo.

...você vai de calça?!
Ouço constantemente esta pergunta.


Sim, vou sair de calça nos 50°C do calor carioca. Sou um carioca atípico - já falei. Sofro com o calor, mas não gosto de usar bermuda. Uso somente em casos extremos. Assim como também desacostumei a usar tênis. Velhice, manias! :) 

Obs: A Gap não patrocina o blog, mas a camiseta listrada e calça bege são da marca. Até as meias listradas que usei eram Gap! O relógio é da Muji e a bolsa, American Apparel. Sapatos de couro da italiana Geox.

Visitando o 'castelinho':
ruas bucólicas, silenciosas e cheiro de 'comida boa'...


'Castelinho': é assim que chamamos este lindo edifício na esquina da rua Professor Lafayette Cortês. Destaque para o volume cilíndrico de ingresso, repleto de arabescos e detalhes em azulejos. Ótimo estado de conservação.

Losangos, muro baixo...
Arquitetura Modernista Tijucana.


Repararam na composição? Os losangos aparecem como elementos vazados na arquitetura, no desenho da porta, das grades... O edifício sobreviveu ao 'medo' e não se rendeu às terríveis grades com setas 'anos 90', uma epidemia urbana!

Rua Caruso, Tijuca.
Concentração de Art Deco carioca!


Não vou enganar vocês: os prédios são lindos mas estão absolutamente descaracterizados. Uma pena! Uma invasão de malditas janelas de alumínio! Algumas janelas originais não tem nem mesmo vidro. Um ar decadente, 'de que já foi bom' - desculpem, mas como muita coisa no Rio de Janeiro. Mas a 'essência' Art Deco está lá: desenhos geométricos, coroamentos escalonados, tipografia e luminárias. Destaque para esta arandela que aparece na última imagem à direita, metade na parede e metade no teto - linda! Uma coisa ficou clara nesta caminhada: o 'medo' faz parte da vida do carioca. Alguns moradores nos espiavam por trás das cortinas como se quisessem entender o porque dessas fotografias. 

...do Deco para o Ecletismo.
Visita ao clube português na rua Hadock Lobo.


Antes que alguém me pergunte, eu não coloquei a camisa listrada azul e branca para 'combinar' com o clube português. Aconteceu; foi coincidência! Coloquem em um 'liquidificador', azulejos portugueses, balaustres, arabescos, sancas, esculturas, pisos em ladrilho hidráulico, sacadas... O resultado está aí em cima. A 'Casa da Vila da Feira e Terras de Santas Maria' é um clube português fundado na década de 50 na Tijuca. O edifício eclético azul e branco se destaca pela beleza dos seus mínimos detalhes, que inclui uma grade de ferro em forma de pavão! No detalhe da última foto, para quem não conhece, meu irmão Pedro.

...que tal uma caminhada pelo seu
 bairro neste domingo?
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

6.2.14

Balloons!


Estou sempre atento a idéias interessantes para ornamentação de festas e pequenos eventos. Gosto de soluções 'em conta' e de grande efeito visual. Aqui no Brasil, os 'balões' de gás (bolas, bexigas, etc...) ficaram restritos à decoração de festas infantis - uma pena! O material é relativamente barato e quando bem usado seu efeito pode ser surpreendente. Por favor, vamos esquecer aquelas referências como arcos/túneis de bolas de gás ou 'cachos' de bolas presos na parede atrás da mesa do bolo. Pensem em algo muito simples, solto, descontraído - muito elegante. Prefiram o modelo redondo com gás hélio e caprichem na 'rabiola'! ...inspirem-se!


A maior parte das imagens são da 'Geronimo Balloons', empresa
 criada em 2010 em Los Angeles, liderada pela designer Jihan Zencirli.


Feijoada verde e rosa:
Os 30 anos de Carolina Portal!


...aos 45 minutos do segundo tempo a Carol me chamou para ajudá-la na ornamentação da Feijoada 'verde e rosa', em comemoração dos seus 30 anos, na rua do Lavradio, aqui no Rio de Janeiro. No detalhe, mostro esses elementos que produzi em papel seda usando 4 cores: dois tons de rosa, 2 tons de verde + branco.

Fácil, bonito e barato... Tentem!
(+ fonte imagens | Geronimo Balloons + Pinterest)

5.2.14

Copacabana


'...existem praias tão lindas, cheias de luz...
nenhuma delas tem o encanto que tu possues,
tuas areias, teu céu tão lindo,
tuas sereias, sempre sorrindo...'

Dois de Fevereiro é sempre um dia muito especial. Verão, aniversário da minha avó Elza (...que completou 92 anos de vida!) e dia de saudar a rainha do mar, Iemanjá. Cheguei bem cedo à praia de Copacabana para chegar perto da água e agradecê-la por tudo. Depois, reencontrei a grande amiga Janine para um super café da manhã no Forte de Copacabana. Não nos víamos há 3 anos e meio! Muito o que conversar... Um dia perfeito para fazer fotos, admirar a beleza da cidade e mais uma vez agradecer! Terminei o domingo no sambódromo do Rio, na companhia dos meus pais e da Norma, ao som da Mocidade Independente de Padre Miguel - a melhor bateria do carnaval carioca. O ritmo por aqui já é de carnaval!

Dia de luz,
Festa do sol...


'...Copacabana, princesinha do mar...
pelas manhãs tu és a vida a cantar,
e a tardinha o sol poente deixa sempre,
 uma saudade na gente...'.

Salve Iemanjá! Salve todos os pretos velhos!
Nada como um bom banho de mar; um banho de ervas!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

1.2.14

Refúgios...


Todo mundo precisa se 'desconectar' dessa loucura que é a vida nas grandes cidades. Tem horas que é preciso se afastar do wi-fi, do celular, do computador, de engarrafamentos, estresses de trabalho, medo da violência urbana... É difícil, todos nós sabemos - mas não é impossível - basta querer. Fiz uma seleção de 2 refúgios que eu adoraria ter para recarregar, descansar, sumir! Sabem aquele esquema de dormir sem hora para acordar; comer bem; admirar a natureza; ouvir o 'silêncio'; ler e dormir novamente? Esse. Os 2 exemplos que mostro aqui tem dimensões bem compactas e abrigam o 'essencial' para um bom descanso. Respirem fundo... Confiram!


Bati os olhos neste projeto e foi paixão à primeira vista. Um micro espaço de vidro voltado para um lago, no meio da floresta + colchão com roupa de cama impecavelmente branca e uma arandela Tolomeo, um clássico da italiana Artemide. Repararam na vitrola e nos vasos de plantas no chão? Estava pensando... Esta casa de vidro poderia estar no meio de um jardim também. Alguém aí tem um jardim generoso? Porque não construir um 'refúgio' no seu jardim? Adoraria ter a opção de dormir 'fora' mas ao mesmo tempo 'dentro' de casa - ter um espaço para tirar um cochilo depois do almoço de sábado, ou apenas ler um livro, meditar... e depois acordar olhando para as estrelas através do teto de vidro. O projeto é de Ville Hara e Linda Bergroth.


O projeto possui ainda um armário para guardar utensílios de jardinagem.


Preto, branco, piso em madeira natural, verde, e apenas a arandela na parede.


Pequenos detalhes que fazem toda a diferença: o pendente lembra uma lanterna.

'...amanheceu, peguei a viola, 
botei na sacola, e fui viajar...'


Este refúgio é portátil. Já pensaram em levá-lo a cada fim de semana para um lugar com paisagem paradisíaca? Gosto da forma de simples, do telhado de 'casinha'... O projeto do studio espanhol Ábaton tem o essencial para ser feliz: um quarto aconhegante, uma sala aberta com portas de vidro para admirar a paisagem, uma micro cozinha e um banheiro. Gosto principalmente dos interiores. Optaram por preencher o espaço com móveis 'tradicionais' sem uso abusivo da marcenaria. Tem cara de casa e não de caixa de fósforo. Dá vontade de entrar, ficar, deitar nesse sofá e não fazer absolutamente nada.


E aí, inspirados? Bom descanso.
(+ fonte fotos | Elle Decor Italia + Dezeen)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...