Rio de Janeiro: '...da carne seca à Notre Dame de Paris...'.
[detalhe do teto de uma das salas do Palácio do Catete]
[detalhe do teto de uma das salas do Palácio do Catete]
Por estar na minha cidade - Rio de Janeiro - gostaria que o primeiro post do ano fosse sobre 'cantos cariocas'; lugares que gosto de visitar quando estou aqui. A verdade é que muitos moradores do Rio não conhecem a própria cidade; não fazem idéia de como este lugar transpira a história do nosso país - e talvez por desconhecerem sua importância, é que o maltratam tanto. O centro do Rio de Janeiro é uma aula de Arquitetura Brasileira. É uma aula de História do Brasil também. Quando eu estava na Faculdade de Arquitetura promovia uma espécie de 'Mochilão' pelo centro da cidade. Traçava um percurso cuidadoso por ruas importantes para que pudéssemos admirar os mais variados estilos arquitetônicos. Sempre tive essa iniciativa de organizar 'eventos': fazia cartazes; os espalhava por toda a universidade. Tinha um prazer imenso em mostrar a cidade; contar o pouco do que eu sabia. Certa vez, consegui com o Sr. Pereira da famosa Confeitaria Colombo, uma espécie de tour privado por ambientes restritos a visitação pública. Pudemos ver de perto curiosidades como um antigo forno desativado que assava ao mesmo tempo 120 perus e aparelhos de porcelana muito luxuosos, usados em jantares memoráveis.
'...da Primeiro de Março, falta um passo... pra Ouvidor!
E no samba faltava esse traço, de amor...'.
Acadêmicos do Salgueiro 1991.
Um banho de MAR.
Museu de Arte do Rio.
Fiquei orgulhoso do novo Museu de Arte do Rio. Finalmente um museu nos padrões internacionais! Já passou por lá? Gostei muito da integração arquitetônica e do percurso expositivo - nota 10! Espero que o museu consiga se oxigenar e que não agonize em longas e intermináveis exposições. Precisamos de espaços culturais mais vivos na cidade. Aproveite um sábado de sol e depois da visita ao museu, suba o Morro da Conceição. Vocês vão presenciar um Rio que parou no tempo. Casas bucólicas, mercearia, igrejinha, praça para as crianças brincarem... Ao passar por uma das casas no último fim de semana, uma 'vovó' sentada em uma cadeira, acenava e desejava um bom dia a quem passava por ali.
'...desde os tempos coloniais, o Rio de Janeiro já fazia parte da rota de todos aqueles que, movidos por interesses os mais diversos, lançaram-se aos mares do sul. Com a chegada da Corte Portuguesa, e a transformação da cidade em sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815, este movimento se intensificou mais ainda. Porto de entrada para as missões diplomáticas e científicas que buscavam explorar o território brasileiro, a cidade atraiu numerosos artistas que impregnados pelo espírito romântico da época, atravessavam o oceano em busca de novas paisagens e culturas exóticas. Por sua inigualável posição geográfica e natureza exuberante, o Rio de Janeiro exerceu um fascínio especial sobre pintores, gravadores, fotógrafos e desenhistas dos mais variados gêneros. Foi produzido durante o século XIX um número incalculável de imagens da cidade e seus arredores, hoje indispensáveis para a compreensão desse período fundador da nossa história' - Texto extraído da exposição no MAR.
Do Centro da cidade para o Parque do Flamengo, projetado por Burle Marx - outro espaço histórico do Rio de Janeiro. Estiquei até lá com a Carol para fazer umas fotos, tomar uma água de coco e jogar conversa fora. Cenário perfeito para relaxar, admirar o pão de açúcar e toda a beleza natural da cidade. Paisagem que deixa o mundo inteiro apaixonado. Acho que não tem muito o que falar disso - basta admirar. Ah! Pode admirar a beleza natural e brasileira da Carol também! :)
...do Parque do Flamengo para a Tijuca!
Semana passada passei pela Floresta da Tijuca para dar uma energizada... Queria fechar o post com essas imagens da mata fechada, afinal, 20 de Janeiro é dia de Oxóssi. Espero que tenham gostado das imagens. Assim como nos tempos do 'mochilão', continua sendo um prazer imenso fotografar e mostrar minha cidade. Vamos falar mais de Design e Arquitetura nas próximas conversas. Desejo a todos os leitores e amigos um ano de muitas realizações - 'make your dreams come true in 2014'. Frase clichê e verdadeira.
Grande abraço a todos!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)
Felipe, de volta ao nosso Rio heim? Mesmo nessa cidade maravilhosa seus post enriquecem. Impressionante as coisas que voce encontra. Coisas escondidas que a gente nem se lembra mais. Onde será que voce vai aportar o seu barco agora. Sucesso pra voce neste ano e muitas experiencias lindas... Estaremos aqui esperando seus posts maravilhosos. Beijos...
ResponderExcluirIone, quanto tempo! Obrigado pela visita e pelas palavras. Preciso visitar mais seu blog. Meu rumo será anunciado em breve... Grande abraço!
ExcluirO Centro do Rio de Janeiro é uma descoberta constante, cheio de tesouros, basta um olho sensivel para reconhece-lo e isso vc tem de sobra!! No periodo que morei no Rio, a minnha terapia era passear por essas joias, que vc nos apresenta com maestria! Em breve vou matar as saudades do Rio, e sua materia serà uma inspiraçao!! Forte abraço !
ResponderExcluirLenise, não deixe de visitar os pontos citados aqui no blog. Se você quiser, posso fazer um roteiro mais detalhado de locais interessantes no centro do Rio. Mi manca già l'italia! Ciao!
ExcluirNao vejo a hora de rever tais lugares, amava descobrir cada detalhe do Palacio do Catete e do centro do Rio. Adorei a ideia do roteiro mais detalhado, vou cobrar! Afinal tenho certeza que descobrirei ainda mais com um experto como vc!! Sono sicura che anche tu manchi all'Itàlia e anche a noi!!! Ciao, a presto!!!
ExcluirOi Felipe!! Adorei o comentário que deixou no blog, incrível como passamos apenas poucas horas em Milão mas também sinto que ainda vamos nos esbarrar pelo mundo!! De qualquer forma antes disso torço para jogarmos conversa fora no Rio, cidade pela qual sou apaixonada e para onde fujo de vez em quando, só que acho que a única diferença é que será em frente a uma cerveja beeeeeeem gelada do jeito que a cidade maravilhosa merece!!!
ResponderExcluirGrande abraço e muito, muito sucesso!!!
www.arquitrecos.com
Carla, eu e o Rio estamos de braços abertos para receber os amigos. Assim como fiz em Milão, terei o maior prazer de te encontrar aqui e mostrar lugares incríveis. Beijo!
ExcluirAdoro ver ressaltados pontos positivos, ricos em arquitetura, beleza natural, da cultura e do povo da minha cidade maravilhosa.Fico extremamente envergonhada do povo nativo que a desmerece focando apenas nas suas faltas. Parabéns pelo seu olhar!
ResponderExcluirO Rio continua sendo a 'cidade maravilhosa', cartão postal do Brasil, mesmo com todos os seus problemas. Vamos falar de coisas boas e bonitas...
ExcluirFelipe, li com muita emocao tudo que mostrou e confesso que me deu um pontinho de vergonha, por estar tão próxima e não conhecer algumas das imagens lindas que mostrou. Assim, como você, sou uma amante da arquitetura do centro do Rio, linda mesmo. Valeu, o banho de história e conhecimento daqui, post maravilhoso! Fico sempre admirada com nossas belezas.
ResponderExcluirPelo visto, suas ferias estão sendo excelentes, muitas saudades e muito bom ter você pertinho. Aproveite muuuuuito!
Beijos e um excelente ano de 2014!
Maruska! Coragem! Você mora aqui. Levanta num sábado bonito de sol e faça um tour pelo Rio. Muitos lugares belíssimos, com entrada franca. Se precisar de um guia pode me chamar! Beijo! Um ótimo 2014 para você!
ExcluirFelipe, eu adoro o Rio!! Saudade da atmosfera dai. Pena que não visitei o Palácio do Catete :-(, espero ter uma nova chance.
ResponderExcluirQue os novos ventos de 2014 te tragam boas surpresas no seu novo rumo! Um abraço
Sandra! Não perca a chance de conhecer o Palácio na sua próxima visita ao Rio! É lindo. Saudades da Suíça! Obrigado pela mensagem. Também te desejo um ótimo 2014! Abraço!
ExcluirFelipe, incrivel mesmo esses prédios antigos do nosso Rio. Não conheço o MAR ainda. \Acredita que não voltei no Rio depois da inauguração ainda? Estou morrendo de saudades e de vontade de ver. Realmente o Catete e o Real Gabinete de leitura são jóias. Muito lindo mesmo, como voce disse nos faz pensar sobre a vida que rolou ali. Incrível. Vamos preservar essas jóias. Beijos
ResponderExcluir