Hi! | E é aí que eu moro... Onde Milão está crescendo para o alto!
Ufa! Terminamos! Não aguentava mais limpar e pintar este apartamento. E não via a hora de ver meu quarto limpo, arrumado, BRANCO, impecável, do jeito que eu gosto. Imaginem um dia inteiro limpando uma simples varanda? Quando digo 'limpando' é ESFREGANDO cada canto com sabão, detergente, usando vaporetto, álcool... Parece que não limpavam este apartamento aqui há uns 5 anos! Verdade. Foi difícil, mas terminamos. Agora temos um APARTAMENTO. E como é boa essa sensação... Chegar em casa, sentir 'cheiros', ter prazer em cozinhar, em descansar, receber os amigos, enfim: viver um espaço. Abro minhas portas para vocês! ...sejam bem-vindos! Venham comigo.
E esse aí é o nosso ilustre vizinho: edifício Pirelli, projeto de Gio Ponti, 1950.
...ô de casa!!
Hall de entrada: sejam bem-vindos!
O ingresso vocês viram no outro post. Era amarelo, escuro, encardido, feio... O secador de roupas ficava ali, recepcionando quem chegava (!). Agora, tudo branco, claro, clean. A única modificação que fizemos foi pintar a parede curva no fundo de cinza escuro. Uma das minhas araras brancas foi parar ali (...por falta de espaço no quarto e por uma questão funcional também). Chegando em casa é só pendurar o casaco, bolsa, o que for ali. É muito bom chegar em casa e ser recepcionado pelo branco, concordam?
Detalhe da bancada da cozinha... Madeira, azul e branco!
A cozinha deu trabalho... Primeiro que estava imunda. Não bastavam algumas horas de limpeza. Foram precisos DIAS! Sem exageros, juro. A gordura estava entranhada em cada armário. Não queiram saber o estado em que se encontrava a máquina de lavar louças. Fogão?! Vamos pular essa fase (...nem eu quero lembrar!). Depois dos dias de limpeza, chegou a hora de pintar tudo de branco. O resultado é absurdamente agradável. Como falei em um post anterior, compramos novos acessórios para a cozinha em um galpão de móveis e objetos usados. Compramos louças com detalhes em azul marinho - verdadeiros achados! Agora é um prazer sentar e comer neste espaço...
Armários brancos, detalhes em madeira, Alessi em todos os lugares!
Bem-vindos à nossa cozinha! Tão bom ver essas paredes brancas...
Essa luminária vintage já estava na cozinha. Foi só limpá-la pra ela aparecer!
Padronagens diversas de xadrez azul e branco...
Detalhe do prato usado, com listra azul!
A varanda que conecta meu quarto com a cozinha acho que era o cômodo mais triste desta casa. Primeiro pela sujeira; segundo pelo abandono. Tivemos que lavar todas essas janelas com desengordurante e Vaporetto. Descia aquela água negra! Para tentar camuflar esta fórmica verde-hospital (...que escolha de cor infeliz!), a cobrimos com uma esteira de bambu que custou somente 13 euros. Tinta na parede, lâmpada trocada, esteira de bambu - e o lugar ganhou vida novamente. A vista confesso que não é das melhores, mas o importante é estar se sentindo bem dentro de casa - não é verdade?
Guerra é guerra! No detalhe, Tim camuflado com a própria sujeira da varanda! No alto, a imundice (...tenho até vergonha de mostrar aqui!) e na sequência, o ambiente depois de limpo, recebeu a esteira de bambu. Melhor, não?
Meu quarto foi a parte mais tensa da reforma. Foi o último ambiente que deixamos para pintar. E para nossa surpresa, acabou a 'munição': a tinta! Já imaginaram meu suor escorrendo? Tínhamos pouca tinta para cobrir todas aquelas paredes negras de sujeira. Foi tenso, mas graças a Deus conseguimos. O quarto é pequeno, mas com tudo no seu lugar. Cama dupla, minha mesa (...e minha inseparável tralha de design!), um armário de 2 portas, uma arara de roupas e finalmente a luminária da Muuto pendurada no seu lugar! Colocamos um gancho no teto e descemos o pendente próximo da cama. Minimalismo total! De dentro do quarto, vejo minha bicicleta estacionada ali na varanda, encostada na parede de bambu. Gostaram?
No alto, as paredes negras! Na sequência, o quarto devidamente pintado e arrumado. Não ficou bom? Diria que fiz um milagre, gastando o mínimo - basicamente faxina, pintura e arrumação. Ralamos, e valeu a pena!
<...Reparem na esteira de bambu lá fora!>
In and out!
O quarto dentro e fora! Reparem no pendente da Muuto sobre a minha cama.
Ecco! Olhem o pendente aqui no detalhe...
Ciao Ragazzi... Vou apagá-lo e dormir!
Agora é curtir a casa e relaxar desta maratona. Foram meses procurando um apartamento. Em menos de 2 meses, 2 mudanças. 3 fins de semana arrumando a casa. Posso me jogar na cama e dormir? :) Os próximos meses serão de estudos para as provas finais do meu curso. Trabalho? Não tenho mais. Cansei de ser desrespeitado profissionalmente na Itália. Em agosto, uma viagem a Londres. Aguardo ansiosamente outubro e o outono. Novembro?! ...grandes possibilidades de voltar para o Brasil definitivamente. Parece que meu tempo na Itália está chegando ao fim... Que triste!
Um grande abraço a todos vocês que passam aqui!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)
Amei !!! Que ralação, heim?!
ResponderExcluirFiquei aqui imaginando como deu trabalho essa limpeza/pintura...ainda bem que vocês encaram numa boa, tem gente que deixaria assim mesmo...parabéns e que a estada nesse apto. seja ótima.
ResponderExcluirBjos.
Sílvia
Nossa, lembrei do meu primeiro apartamento em Valencia, a mesma sensação! E vc, como sempre, ajeitando tudo na perfeição.
ResponderExcluirFicou muito charmoso Felipe, parabéns!
ResponderExcluirFelipe eu sempre passo aqui pelo seu blog, mas nunca comentei! Poxa, que trabalhão você teve, mas ver a casa arrumada não tem preço! Viver em um ambiente limpo e e clean melhora a nossa qualidade de vida e o nosso humor. Espero que dê tudo certo pra você ai na Itália! Quanto uma porta se fecha uma janela se abre, pode crer :-). Um abraço!
ResponderExcluirolá Felipe! seu espaço é excelente estarei sempre por aquim pois adoro decoração e design!! abs. Adriano, Rio de Janeiro
ResponderExcluirSandra e Adriano, sejam bem-vindos! Apreçam sempre... Comentem! Grande abraço a vocês.
ResponderExcluir