31.12.11

Happy New Year!


Gostaria de deixar esta foto feita nesta manhã, dentro do Duomo di Milano.
Mais uma vez desejo um ótimo ano a todos os amigos que passam aqui!

Grande abraço! ...E até 2012!

(+fonte foto | arquivo pessoal)

29.12.11

Tributo ao Blog!


Acima, um "tributo" ao meu blog, feito pelo amigo italiano Andrea Mariani, diretamente do seu quarto em Modena! Na sequência, o próprio! Grazie Mille!!

(+ fonte fotos | Andrea Mariani)

O quê que a Suíça tem?

Eu, na terra da Helvetica + o amigo paulista Robertinho.

Todos nós temos uma visão muito estereotipada dos países espalhados por esse mundo, não é verdade? Pensa-se em Brasil e vem logo à mente Rio, Samba e carnaval. Itália é massa, pizza e vinho. Portugal é tradição, azeite e bacalhau. A França é sempre chic e por aí vai... E a Suíça? ...Relógio, chocolate, queijo e canivete?! Como arquiteto e designer, quando penso em Suíça, juro que a primeira coisa que me vem a cabeça é Helvetica (...e a minha obcessão por relógios da Swatch!). Todos que frequentam este blog sabem bem que sou um Helvetica addicted (...basta olhar para o template do blog!) e consumidor fiel da Swatch. Na última terça-feira deixei Milano com o amigo brasileiro paulista Robertinho para ver o quê que a Suíça tem! ...Passamos o dia em Lugano, cidadezinha que se debruça sobre um belíssimo lago abraçado por montanhas. Querem ver o que eu vi? Confiram meus registros!

...começando pelo "velho".
Paisagens bem "tristes", gente feia, sabem? :)

Torres, cúpulas e sobrados cercados por montanhas.
Praticamente um vilarejo. Pessoas patinando no gelo...

E quando o "velho" encontra o "novo",
a brincadeira começa a ficar interessante...

...diálogo arquitetônico!

Um bloco de travertino dialoga perfeitamente com seu vizinho de tijolos.
Simplicidade, acabamento perfeito - contraste no ambiente urbano.

< pausa para uma declaração de amor >

Eu A-M-O concreto aparente com marca da fôrma!

...podemos prosseguir agora!

Referências arquitetônicas náuticas como a janela circular, decks...
Concreto aparente, madeira ripada, aço e vidro - I love this so much!

"...muita calma pra pensar, 
e ter tempo pra sonhar...".

Que tal sentar de frente para o lago e ler um jornal? ...ou simplesmente pegar um solzinho neste frio e ver a vida passar? Silêncio absoluto. Paz.

...e como eu disse lá em cima, a Suíça é terra da amada Helvetica!
Confiram alguns objetos de design tipicamente suíços que eu selecionei!

Começo pelo clássico relógio Mondaine, com versão de pulso e de parede(1); O Moleskine Helvetica(2) eu sempre fui louco para ter e não achei ainda, nem mesmo na Suíça; um canivete suíço(3) vai te servir para alguma coisa; livro Helvetica(4) vendido no MoMA de NYC (...eu tenho!!); vaca malhada(5) é a cara da Suíça, não?; chocolate(6) em forma de canivete; camiseta Helvetica(7) em forma de canivete; fechando com o relógio Swatch(8) temático.

E lá do fundo do meu baú...

MIRA 2003 - Mostra Internacional Rio Arquitetura.
Gabriela + eu + Laura + Simone + Christopher.

Foto da quipe que participou da montagem da exposição "Suíça: Questão de arte - Arquitetura Contemporânea na Suíça" sob o comando da arquiteta Simone Lobato. A mostra exibiu trabalhos de 16 arquitetos suíços, incluindo Herzog e De Meuron, Diener, Peter Zumthor e outros - Abril/Maio de 2003.

...Abraço a todos vocês!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

26.12.11

Welcome 2012!

...e assim começou o meu 2011 - Castello Sforzesco + muitos amigos!
Embaixo, um "felice 2011" escrito no meu Moleskine em frente ao Duomo.

O que você pensa quando entra aqui e lê os meus relatos e registros sobre a vida na Europa? Juro que fico me questionando. Todos nós temos um poder de fantasiar e "glamuralizar" a vida dos outros - não é verdade? É absolutamente normal. Eu mesmo faço muito isso. Olho aqueles apartamentos em Manhattan, sonho em ter a mesma vida; fico achando que todo mundo é bonito, feliz... Mas tenho também um poder de "enxergar com outros olhos" - sabem? Independente de onde estou, em que situação financeira estou, eu tento sempre enxergar o melhor. A vida do outro lado aqui é difícil, não vou enganar vocês. Falar deste meu ano de 2011 é agradecer acima de tudo a uma pessoa: minha mãe (...ela é demais!). Sempre me apoiou e incentivou em todos os meus passos e escolhas - e na vinda para a Itália não foi diferente. Meu 2011 só existiu na Itália por causa dela. Não digo somente no sentido financeiro, mas também no sentido de apoio, incentivo e força. Em dezembro de 2010 eu estava decidido a voltar para o Brasil (...tão cedo!). Não estava aguentando mais ficar aqui. Dificuldades sequenciais que motivaram um desânimo, uma tristeza, uma vontade de desistir. E aí eu recebi um e-mail dela, com um vídeo da música "Tocando em frente", interpretada pela cantora Maria Bethânia, que dizia:

"...penso que cumprir a vida seja simplesmente
compreender a marcha e ir tocando em frente...
como um velho boiadeiro levando a boiada,
eu vou tocando os dias pela longa estrada...
eu sou, estrada eu vou..."

...e eu toquei a boiada com força total, sempre olhando para frente, buscando driblar essas dificuldades - e como eu disse lá em cima, extraindo o melhor que Milano podia me dar. Caminhei muito, fotografei, entrei nas igrejas e rezei... Fui a muitas festas, saí com amigos, corri atrás de emprego, tive sucesso nos estudos, amei... Enfim, segui a estrada reta e fiquei. E como foi bom ficar aqui! ...Contrariando minha teoria de que meus anos pares são sempre melhores que os ímpares, 2011 foi sem dúvidas um ano inesquecível em todos os sentidos. Um ano de crescimento, amadurecimento e superação. Acertei e errei. Vibrei com os acertos; aprendi com os erros. Quanta coisa boa aconteceu. Quem acompanha este blog aqui sabe desde o início, que na verdade eu nunca me imaginei parando em terras italianas. Foi uma decisão totalmente inesperada - aconteceu e eu abraçei a idéia. Arrumei as malas e fui embora (...relembrem todo o "drama" neste post AQUI). E tudo isso aconteceu por um único objetivo, que eu na verdade nem sei porque busco tanto (...mas busco!). E eu só vou saber se a escolha foi certa ou errada no dia em que eu conseguir o que quero. E como acredito muito na minha intuição, continuo seguindo esta longa estrada...


"...Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte e mais feliz, quem sabe
Eu só levo a certeza de que muito pouco sei
E nada sei".

Acho que vale a pena rever meu 2011...
Venham comigo, começando por janeiro!

...em janeiro teve muito frio, chuva e neve! Teve a visita do meu grande amigo Alexandre, que mora em Londres, e uma fila interminável para ver a exposição de Salvador Dali. Ah, trabalhei como garçom em um restaurante brasileiro!

Em fevereiro, participei do filme "il proezionista", dirigido pelo meu amigo Dario di Viesto, gravado em Milão. Recebi também a visita das amigas cariocas: Carla+Amanda. Fechei o primeiro semestre de estudos no Politecnico di Milano.

Março teve carnaval no Duomo - conseguem imaginar? Fantasias, carros alegóricos... Comemoramos também os 150 anos da unificação da Itália (...e o fim do frio!). Ciao primavera! Folhas novas nas árvores, sol, parques lotados...

O primeiro "Salone" a gente nunca esquece... Realmente foi inesquecível. Trabalhar na exposição Rio+Design também foi uma honra. Em abril as saudades de casa aumentaram, assim como o calor em Milão... Que mês bom!

 ...em Abril também visitei Genova e Verona, dos meus amigos italianos Claudio Devoto e Filippo Simoncelli. Como essa Itália é fantástica! Cada cidade, uma identidade forte. Viagens inesquecíveis.

 Maio foi um mês de muito, mas muito sol - bronzeado em dia. Visitei o belíssimo Lago di Garda! Muita correria para fechar os trabalhos no Politecnico. Acima, a festa vermelha e preta do Milan em frente ao Duomo...

...Ah! Conheci Bergamo e a casa na Campagna do meu amigo Carlo. Até capinei o terreno! Na estrada, vi paisagens lindas e até visitei um castelo! Demais...

Em junho... BRASIL! Como foi bom rever a família, os amigos, o Rio de Janeiro, São Paulo... Recarreguei minha bateria! Nada como a nossa cama em casa, aquela comida feita na hora, família unida... Momento ímpar no meu 2011.

Obs: Detalhe para o café de padaria com açucareiro de plástico no balcão molhado! Não tem produto da Alessi que substitua esse prazer! :)

Milano, Nova York, Londres, Barcelona, Paris - licença:

...Mas isso aqui é lindo demais! Não existe igual. No detalhe, as colunas do MEC - meu edifício favorito no Rio de Janeiro... Salve Oscar Niemeyer, pelos seus 104 anos. Salve Lucio Costa, Afonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Le Corbusier...

Julho foi um mês de extremo calor em Milão! Fiz um bate-e-volta a Saint Tropez a trabalho; fechei o segundo semestre de estudos no politecnico e bebi muita cerveja gelada para aliviar o calor. Nunca pensei que fizesse tanto calor aqui...

...O que dizer de agosto? Não desejo a ninguém o calor que senti aliado à falta de ar condicionado, um dedo quebrado e muitos, mas muitos mosquitos. Nunca quis tanto que um mês acabasse na minha vida. Sobrevivi ao "ferragosto"!

Em setembro eu me mudei pela milésima vez em Milão. O fim do verão foi muito aguardado. Minha felicidade aumentava ao sentir o ar mais fresco. Ah! Ganhei uvas da minha vizinha e preparei drinks de Campari para os amigos.

Outubro começou com uma viagem à Roma com grandes amigos e em seguida as visitas mais esperadas do ano: minha mãe e minha tia - especialmente chegadas para o meu aniversário... O maior presente que eu poderia receber!

A caminho de Verona, perguntei a elas como tinham sido seus aniversários de 31 anos. Elas lembraram até de detalhes, como a roupa que usaram. Sem dúvidas esse aniversário de 31 anos foi muito marcante para mim. Adorei ver a casa cheia de amigos do mundo todo! Grazie mille!

 Ah! E na noite do dia 31 de outubro eu me transformei em um arquiteto-zumbi para o Halloween em Milão! A obra de arte é trabalho da amiga e colaboradora do blog, Clarice Cassou. Adorei! Não ficou perfeito?!

Como vocês sabem, o outono é a minha estação favorita. Para mim não existe beleza igual! Adoro as cores, as texturas, a temperatura fria (porém suportável)... Mais uma vez Deus caprichou nas cores, e eu registrei tudo...

Dezembro começou com a viagem para L'Aquila... O inverno chegou devagar, e até agora sem neve! Do mundo dos blogs, pude conhecer duas pessoas super legais: a Cris do blog "Não vou sair assim" e em seguida a Carla do "arquitrecos"!

Acima, fragmentos da nossa mesa de natal no último dia 24 de dezembro! Tivemos uma noite maravilhosa e um tradicional jantar brasileiro - com direito à farofa! ...E lembram que eu pedi a chaleira do Michael Graves, da Alessi, ao papai noel? Ele atendeu meu pedido! E me trouxe uma miniatura dela...
Quem sabe no próximo ano ele não me dá a em tamanho real?! :P

"...ando devagar porque já tive pressa,
e levo esse sorriso porque já chorei demais...
cada um de nós compõe a sua história, e
cada ser em si carrega um dom de ser capaz e
ser feliz".

...E o último grande post de 2011 é dedicado a ela!
Muito obrigado por tudo!

Como um bom arquiteto, eu já arquitetei meus planos para 2012. Adoro entrar em um ano novo com metas, objetivos, tempo cronometrado. E vocês? Já sabem o que farão? Programem-se para aquela viagem especial; pintem a sala de outra cor; aprendam um novo idioma... Eu tocarei a frente a minha boiada, em direção ao meu objetivo maior. Será um ano corrido e com muitas (...muitas!) emoções, importantíssimo na minha vida. E como diz a música da Bethânia: "cada um de nós compõe a sua história, e cada ser em si carrega um dom de ser capaz e ser feliz". Sejam felizes! Componham as suas histórias sem medo... A folha está em branco - é só começar a escrever!

...e 2012 vai chegar assim: em Londres!!! Ciao Londra!
Aguardem meu primeiro post do ano em grande estilo.

Deixo um super abraço para todos que passam sempre por aqui:
aqueles que sempre comentam e os tímidos que só lêem - todos!

Escutem a música da Bethânia AQUI.

(+ fonte fotos | arquivo pessoal, Clarice Cassou, Alessandra Magni)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...