Detalhes do nosso terraço em Milano - Preparados para o verão milanês!
Como prometido antes, o post de hoje é para mostrar a vocês, o nosso terraço 'pronto' (...na cabeça de arquiteto sempre falta alguma coisa!). E realmente falta: iluminação. Já até achei o modelo das luminárias que quero, mas não tive tempo de comprar. Bom, se você chegou aqui agora e não sabe o que rolou antes, leia este post
AQUI onde eu explico todo o 'drama' do projeto. O período de chuvas sem fim acabou. A primavera não aconteceu neste ano, infelizmente. Pulamos do inverno diretamente para o
verão escaldante (...socorro!). E as flores que deveriam vir antes, estão aparecendo agora. Imaginem uma explosão de flores! ...É assim. E foi ótimo ter esperado todo este tempo, pois assim posso mostrar o 'auge verde' do terraço para todos vocês! Sejam muito bem-vindos.
Green Milan...
Apartamento com cara de casa!
...mas e aí? Você tem uma pequena varanda ou um 'fundo de quintal' meio sem graça em casa? Porque não fazer um pequeno jardim de vasos? Gosto muito de super projetos paisagísticos [daqueles estilo 'casa de novela'] mas também adoro a simplicidade de um jardim pequeno, feito com vasos. É só variar a altura dos vasos, calcular a volumetria das plantas, pensar na mistura de folhagens e possíveis cores de flores e completar, claro, com móveis. Nem que seja somente uma cadeira! Na verdade, para ter um jardim bonito é preciso gostar de plantas. Cuidar mesmo. Arrancar as folhas secas, meter a mão na terra com vontade, regar, regar, regar... A recompensa é fantástica. Reparem que na foto acima, marquei com uma bolinha verde os 2 vasos vazios ao lado da treliça. Em breve, eles ganharão petunias!
Tem horas em que paro no terraço para ver os insetos que essas flores atraem. Vários tipos de abelhas... Borboletas em Milão? Sim, aqui no terraço! Outro dia, Silvia Rappini, uma amiga, veio aqui em casa. Estávamos no terraço, dia de sol, tomando um vinho branco frizzante geladinho... Sabem aquele dia perfeito? De repente as borboletas começaram a voar em volta. Ela falou: '...diz que isso é mentira. Você mandou essas borboletas virem aqui agora! Certeza!' - Pior que não! 'Estar fora' é muito agradável, e com essa atmosfera assim, melhor ainda.
Realmente, viver assim em Milão, com jeito de casa
com quintal, eu acho fantástico. Sorte a nossa!
La sedia gialla.
Cadeira típica de trattoria.
Vendo que estávamos organizando o terraço para a primavera e verão, o proprietário do nosso apartamento nos ofereceu esta cadeira amarela. Alertou que o assento em palha estava destruído. Não tem problema > damos um jeito! A almofada xadrez da Coin Casa custou apenas 5 euros e resolveu o problema!
"Hall"
A entrada do terraço.
Os ciprestes (01) eram bem pequenos quando eu os comprei. Cresceram assustadoramente. E espero que cresçam mais ainda! A hera (02) está a cada dia maior! Parece uma cascata verde descendo pela mesa. A árvore (03) cedida pelo Sr. Cazzanigga
preenche o espaço de verde. A cadeira é da Ikea e custou apenas 10 euros. A mesa de vime nós já tínhamos. Gosto dessa 'chegada'...
O mesmo ângulo, só que visto da cozinha.
[Reparem nas alturas diferentes dos vasos]
Sala de estar externa.
O banco, a mesa de centro e a chaise
'fecham' um ambiente de estar.
Esta mesa de centro também estava no 'fundo do quintal'. Vi um potencial na peça! Eu imaginava 2 vasos pequenos de lavanda posicionados em uma das extremidades, alinhados. Não é que deu certo? Estão prestes a darem flores. A idéia era ter uma área de 'estar' e uma outra com a mesa e cadeiras para refeições.
Lavandas!
Lavandas!
Acompanhar o crescimento dessas lavandas foi fantástico. Eram muito pequenas. Eu mesmo as plantei em vasos. Foram crescendo, crescendo, e de repente: FLORES! ...As hastes cresceram cerca de 70cm em apenas 2 meses, preenchendo 'espaços' no terraço. O perfume é uma delícia > Eu queria mesmo um jardim aromático, essa foi a idéia desde o início.
A chaise foi 'abraçada' por vasos de lavanda. Os pallets eu achei na rua!
Deixo eles encostados na mureta, na posição vertical. Ah! A borboleta
não é cenográfica, ok? Ela é de verdade... e são muitas.
Branco + Ocre + Roxo.
As flores brancas foram escolhidas a dedo > tinham todas as cores disponíveis no vivaio. Mas eu já estava levando as lavandas que dariam flores roxas. A pintura externa do terraço é em tom ocre. Já tínhamos também as cadeiras verdes... Fiquei com medo de ficar meio carnaval. Nada como o branco! Acertei na escolha!
A maior surpresa foi saber que tínhamos árvores frutíferas já plantadas em vasos no terraço. Quando menos esperávamos: damascos! Em outro vaso uma explosão de maçãs!!! Já tirei alguns damascos... deliciosos! Mas fico com pena de arrancá-los > é tão bonito vê-los nos galhos! Olhem a cor deste damasco!
Menta + Alecrim + Orégano + Cebolas.
Temos ainda uma palmeira, menta, alecrim, orégano e cebola!
O Arthur está cultivando uma cebola... Está crescendo!
Vime!
Coloquei plantas menores em um cesto de vime no centro da mesa.
Cestos de vime são muito característicos em jardins italianos.
A chaise também é de vime... Material sempre bem vindo em áreas externas.
Texturas, detalhes.
Nossos vizinhos em ocre e cinza contrastam com o verde das nossas plantas.
A flor amarela nasceu no vaso das suculentas.
Bici & Radici!
...sábado foi dia também de dar um trato na bicicleta.
Finalmente troquei as manoplas de borracha por couro...
E nada disso teria sentido sem amigos por perto!
Que tal um brunch? Comer, beber, conversar, ouvir música...
Brunch Time.
Francesco, meu cachorro da Magis, junto do famoso e polêmico expremedor desenhado pelo Philippe Starck para a
Alessi em 1990. Pendurado na coluna, pano de prato que eu trouxe de Londres, com uma gráfica que imita um exame de vista. A luminária japonesa e a toalha de xadrez completam.
Detalhe dos
grisini dentro de um cesto de palha com guardanapo listrado. Salada e massa com molho de iogurte/pepino/menta que só a
Neshat sabe fazer...
Aline era leitora do Blog, veio morar em Milano e hoje frequenta a nossa casa.
Na sequência, Neshat, minha flatmate e Amanda - amigas e arquitetas!
Na foto abaixo, o italiano Nello Marchesini, Fashion Designer.
A iraniana Neshat Asgari e a veronese Sofia Amura!
À esquerda, a
bellissima designer russa Daria Svirid.
Na direita, Viliane Turati, com um sorrisão no rosto.
Arthur e Neshat, meus flatmates + o siciliano Fabio Paglia!
Fim de festa com forró no terraço! André e Aline cantando e dançando...
Agradecendo ao sardo Alberto Carboni pela visita-relâmpago! (...sem foto!).
E quando a noite cair...
Mostro a vocês, o detalhe que ainda falta: a guirlanda de lâmpadas!
Tinha visto um modelo que funciona à energia solar na
Ikea, mas depois pesquisando, encontrei este modelo à energia elétrica, da italiana
Seletti. A extensão da guirlanda da Seletti é maior, e iluminaria mais o terraço. Em breve, jantares, cervejinhas e amigos!
Agora olho para trás, fevereiro deste ano. O terraço estava assim, branco de neve! Nem 1 ponto verde! Ok, o inverno tem lá a sua beleza! Mas ainda em fevereiro, pensei no projeto e joguei no papel. Em março, ainda com muito frio, adquiri a chaise em um brechó e meti a mão na terra com vontade.
...agora estamos 'colhendo os frutos'.
Foto da planta do projeto que fiz colorida a lápis de cor e hidrocor.
Processo interessante: pensar, desenhar, sonhar, executar, cuidar e agora: aproveitar!
Coragem! Mexam-se!
Uma ótima semana a todos!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)