...Vivaio!
Sábado de compras.
Há algumas semanas atrás, mesmo exausto do trabalho, inventei de ir a um viveiro comprar plantas. O preço nas bancas dentro da cidade é bem alto. É preciso ir um pouco mais longe para para comprar plantas com valor em conta. E para ir mais longe (...e trazer uma Floresta Amazônica!) eu precisava de uma mãozinha. Meu amigo Alberto Carboni, veio diretamente da Sardegna, e pacientemente deu uma super ajuda! Depois de bater um papo e tomar uma cerveja, encaramos a chuva e seguimos para o viveiro (...'vivaio', em italiano). Tinha em mente algumas espécies favoritas, como a lavanda e ciprestes. Mesmo indo a um vivaio, ficou impossível comprar espécies de porte alto. Sabe quando você olha para aquele cipreste de 2,50m de altura com lágrimas nos olhos, tipo: '...eu não posso te levar...'? Foi assim. Na foto acima, parte das plantas compradas na porta aqui de casa, e no detalhe o Alberto.
The Plan:
Materializando a idéia.
Alguém aqui é bom de 'olho'? Conseguem ver que a chaise ficaria
posicionada no eixo (...coisa de arquiteto!) da poltrona branca?
A massa verde grande era a tão sonhada planta alta....
Tem coisa melhor que colorir?
Romantic senses: cheiro de lavanda no terraço,
flores, chaise, cantos que dão prazer em ficar...
Fiz o caminho inverso. Quando fui ao vivaio, já tinha o projeto todo dentro da minha cabeça. Fui escolhendo as plantas conforme esse projeto mental. De cara esbarrei em um problema: a planta alta. Precisava de uma planta bem alta e volumosa para fechar a lateral do terraço que dá para o vizinho do lado, mas os preços estavam absurdos. Sem loucuras > plantas compradas, descarreguei o projeto no papel. Solução para a planta alta caríssima: solicitar aos proprietários do apartamento para deslocar um dos vasos que ficavam na área externa do prédio. Eles tinham vasos com verdadeiras árvores plantadas. Não via outra solução! Sabendo que seria uma novela deslocar este vaso, resolvi escrever uma 'carta de solicitação' > arquiteto quando quer alguma coisa, sai da frente! ...Carta feita, assinada, e lá fui eu jogar na caixa do correio deles (...o escritório deles fica no nosso prédio). Chegava do trabalho e ia lá bisbilhotar a caixa do correio para ver se já tinham pego a carta: nada. Era páscoa, eles tinham viajado. Um belo dia, o sr.Cazzaniga veio bater na nossa porta. Lembram do programa 'Portas da Esperança' do Silvio Santos?! Eu só tinha pedido um simples vaso de plantas. Era quase impossível não ganhá-lo! Estava esperançoso na abertura da porta.
Vamos abrir as
Portas da Esperança!
'...Felipe, você ganhou um vaso com uma planta bem alta!'.
Olhem o sr.Cazzaniga ali ao lado do Silvio Santos!
Olhem o sr.Cazzaniga ali ao lado do Silvio Santos!
Momento de emoção, sem dúvida! Mas antes de deslocar o vaso para o nosso terraço eu fui na Ikea comprar algumas coisas que tinha visto no catálogo online. A princípio, no projeto mental, seriam compradas 6 cadeiras de ferro e madeira (10 euros cada) + poltrona de plástico branca (29 euros) + luminárias de jardim à base de energia solar (15 euros). Das 6 sonhadas cadeiras, apenas 2 vieram parar no terraço. A poltrona era muito legal, mas acabou ficando de lado. As luminárias estavam em falta (...ainda volto lá!). No projeto eu contava ainda com 2 mesinhas de madeira que estava 'jogadas' lá no fundo do quintal, no nosso 'supermercado' de quinquilharias.
O sonhado deslocamento.
Deu trabalho > o vaso pesava 1 tonelada.
E aí está apenas um fragmento do nosso terraço. Olhem a planta alta (01) ali no lado esquerdo! As 'Portas da Esperança' me deram também mais um presente: a cadeira amarela (02), típica de trattoria italiana, com assento em palha natural. A maleta vermelha é a caixa de ferramentas do sr.Cazzaniga! Ele me emprestou um material para que eu passasse protetor nas mesas de madeira (...conseguem enxergar uma delas ali no fundo?). Ah! Já ia esquecendo... Olha a cadeira da Ikea de ferro e madeira aí no primeiro plano! ...Sigo ainda nos preparativos do terraço. Mostrarei o resultado final-final em um almoço ao ar livre com amigos. Assim o espaço ficará completo. Aguardem!
...Visitas de
Primavera!
Bastou esquentar um pouco e ficar tudo verde para eles aparecerem.
A joaninha veio na minha mão... Dizem que é sinal de sorte. Será?
A seguir cenas dos próximos capítulos!
Agradeço, claro, ao sr.Cazzaniga pela gentileza de ceder seu vaso.
E mais uma vez agradeço ao Alberto pela super ajuda!
Vejam este vídeo inspirador produzido pela Vitra.
(+ fonte fotos | arquivo pessoal+google)