Pôr do sol no Naviglio: vista que tenho ao sair do trabalho...
Apertem os cintos e permaneçam sentados: turbulência. Não tem outra palavra para descrever meu momento atual na Itália. Chegamos na metade do ano! Leram bem? Me-ta-de do ano! Seis meses de 2012 já se passaram... E aí? O que vocês fizeram de produtivo em 6 meses? O que vocês lembram e que poderão recontar daqui há 10 anos? Em 6 meses aconteceu muita coisa comigo. Parece que foi ontem que eu estava em Londres, olhando para o London Eye, assistindo à grande queima de fogos de boas vindas para 2012. Janeiro já chegou confuso com a notícia de que teria que deixar o apartamento onde eu morava. Em fevereiro, finalmente o inverno chegou (...atrasadíssimo!) em Milão, trazendo uma avalanche de neve que deixou a cidade branca. Ainda em fevereiro, muito insatisfeito com várias coisas na Itália, resolvi me dar de presente o Rio de Janeiro - minha família, amigos e um carnaval inesquecível vestido de sapo. Saí da neve para os 40 graus do Brasil. Nunca pensei que isso pudesse acontecer, mas depois de 3 semanas no Brasil, senti saudades da Itália - queria voltar. Quando pisei em Roma, me veio uma sensação de 'casa'. Mozzarella, crudo, pomodoro... Back to my italian life, revigorado, feliz, com força para aguentar o que viria pela frente. Encontrar um apartamento novo, do jeito que eu queria? Impossível. Sim, pelo valor que eu podia pagar e nas condições que eu gostaria era impossível sim.
Ciao Londra! 2012 chegou cinza, gelado, urbano! Viagem inesquecível a Londres na companhia de amigos. Amei o caos londrino, a diversidade, o lifestyle... London someday? Who knows! Gostaria muito de viver na Foggy City.
Fevereiro em 2 tempos: no alto, eu caminhando em direção ao aeroporto com -12C e neve em Milão. No dia seguinte, os +40C escaldantes da Tijuca, no Rio de Janeiro. Nem melhor, nem pior: apenas diferente! Salve o carnaval!
'...quem pergunta por mim,
já deve saber, do riso no fim.
...de tanto sofrer, que eu não desisti
das minhas bandeiras,
caminhos, trincheiras, da noite...'
Verde - Leila Pinheiro
Saindo do preto/branco/cinza para milhões de cores: primavera! Tempo de aproveitar o sol nos parques, desenhar muito e fazer jantares com amigos. Só vivendo aqui para saber como isso é bom! Estação preferida depois do outono.
...Salone del Mobile 2012! Milão em festa, exportando para o mundo o que será tendência no próximo ano. Mais uma vez muito feliz de ter trabalhado para (...e pelo!) Brasil aqui em Milão. Go Brazil! Nosso país foi destaque em 2012.
Maio > mudanças > adaptações > desapego > força !
Voltei com a primavera. Dias de sol, céu azul. Já dava para sair sem casacos pesados. De noite vinha aquele friozinho que eu adoro... As folhas das árvores cresceram muito rápido. Em 1 mês, Milano estava 'verde' de novo. Flores em todas as partes. Muitas festas para ir também! Vida social intensa. E a procura pelo apartamento continuava firme e forte. Abril chegou chuvoso, frio, cinza - do jeito que Milano gosta. Primavera indecisa essa... Mais parecia um outono de tão chuvosa! Veio o salão do móvel e com ele muito trabalho (...e diversão!). Amo esta cidade durante o Salone! ...O fim de abril trouxe a necessidade de ter que me mudar de apartamento - digamos assim: na marra!! Foi um processo rápido e muito difícil, que me consumiu em todos os sentidos, principalmente psicologicamente. Sinto saudades daquela casa até hoje e de tudo que vivemos ali. Definitivamente, meu melhor momento em Milão. A casa atual vocês já conhecem - fiz um post recentemente. E depois de encontrar a casa, chegou a vez de encontrar o emprego. Afinal, aos 31 anos de idade é impossível viver somente de estudos, passeando com amigos e fazendo festas - tô 'véio' minha gente. Essa vida 'Uhuuuuul' de estudante não é mais para mim. Confesso que curti muito minha vida universitária no Brasil e na Itália. Trabalhar é preciso. Fazer euros surgirem também é preciso!
...in and out!
E esse aí é o studio onde trabalho agora! Pátio com uma grande e imponente árvore + interior industrial com pé direito altíssimo e tubulações aparentes. Gosto da informalidade e das cadeiras diferentes... Industrial Design!
E então encontrei o emprego! Foi difícil, mas encontrei - e estou gostando bastante de tudo. O local de trabalho é muito agradável - uma das zonas mais bonitas de Milão. Todos os dias de manhã tomo café no mesmo bar (...aqui na Itália, toma-se café em 'bar'!). Não preciso nem mais pedir. Quando chego, o balconista já traz o café do jeito que eu gosto. Cruzo a ponte por cima do canal e chego no studio para mais um dia de trabalho. Na hora do almoço, sentamos no parque e almoçamos juntos. Às vezes eu almoço sozinho, na beira do canal... E assim vive-se! Uma vida solitária, com muitas
saudades da família, dos amigos e de tudo que deixei para viver isso aqui. Os compromissos com a universidade estão diminuindo aos poucos. Começei de fato a fazer minha tese. Semana passada passei o dia em Castilgione Olona, cidade que escolhi para fazer a tese. Está tudo muito no início, mas a cabeça já está borbulhando de idéias... E isso é muito bom!
Acima, a Cartiera Crespi, edifício industrial que escolhi para fazer meu projeto final de tese. No detalhe, eu e To Hoa Hoang, Vietnamita e amiga do master em Interiores, na nossa visita à cartiera domingo passado.
'...verde, as matas no olhar; ver de perto,
ver de novo um lugar, ver adiante!
...sede de navegar, verdejantes tempos:
mudança dos ventos no meu coração.'
Verde - Leila Pinheiro
Querem
novidades? Apertem os cintos! Vou me mudar de casa novamente! Isso mesmo que vocês acabaram de ler. Em 1 mês na casa nova, já vou deixá-la. Nada de errado aconteceu, apenas uma outra oportunidade surgiu - e eu considerei melhor. Vamos lá... Encaixotar tudo de novo, sair pelas ruas de Milão carregando malas... Estou vacinado já, afinal foram inúmeras mudanças em quase 2 anos na Itália. Não tenho medo do 'novo': que venha mais um excelente capítulo para o meu livro! ...Por aqui o verão começa a dar as caras. Quem acompanha este blog sabe que sou um carioca atípico: odeio verão, calor e suor. Sempre adorei dias cinzas e frios, tomar café, me encher de casacos... Agora imaginem um verão sem praia, sem ar condicionado, sem piscina! E para ficar mais legal: mosquitos! Este é o verão milanês. Começo a sonhar com o fim de setembro, com folhas secas caindo das árvores e o frio de outubro. Para amenizar o 'calor', tomei coragem e comprei finalmente uma bicicleta! Linda ela... Estou fazendo uns ajustes e já já mostro ela aqui neste blog.
A seguir, cenas dos próximos capítulos...
Fragmentos arquitetônicos do futuro lar em Milão...
'...deixe-me ir, preciso andar;
vou por aí a procurar,
rir prá não chorar.
...se alguém por mim perguntar,
diga que eu só vou voltar,
depois que me encontrar...
Preciso me encontrar - Cartola.
E vamos em frente... Que venham mais 6 meses de muita 'emoção'!
Um ótimo domingo a todos e obrigado pela paciência em ler meu texto.
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)