29.6.12

Clicks!

Breakfast time...

Ontem de manhã, olhei para a mesa da cozinha antes de sair de casa e pensei:
'...essa composição pode dar uma boa foto para o blog!' - E não é que deu?

A fruteira é nova! Custou 9 euros na Coin Casa. A chaleira, vocês já conhecem... O bowl amarelo já existia no apartamento. E as frutas completaram a produção! Gostei do conjunto e das cores!

Lunch Time...

...Ah se minha mãe descobre que estou comendo pizza no almoço!! :)
Ontem almocei assim: debruçado sobre o naviglio, comendo pizza,
pegando sol e curtindo essa atmosfera italianíssima.

Uma boa sexta-feira a todos!
Buon Weekend!!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

27.6.12

...Colírio!

Imagens para lavar os olhos...
Uma ótima quinta-feira a todos!


Bicicleta azul com banco de couro marrom + cesto de vime.
Barcelona chair marrom + galpão industrial branco! Adoro...

(+ fonte imagens | Where is the cool)

26.6.12

Buongiorno Imperia!

Vista da janela | Imperia, Liguria.

Pensem num paraíso à beira do Mediterrâneo... E aí, pensaram? Foi para lá que fomos no último fim de semana. Com o calor aumentando cada vez mais em Milano, a única saída é correr para o mar (...e se jo-gar! Tcháááá...). Alugamos um fiat 500 (...mais italiano, impossível!) e deixamos Milano na sexta-feira depois do trabalho rumo a Imperia, cidade onde a família do meu flatmate Tim tem uma casa. Primeira parada: Genova. Pausa para uma pizza de rúcula com gorgonzola (+cervejinha, claro!) e fomos nós pela estrada rumo a Imperia. Chegando por lá, dirigindo por vilarejos históricos nas colinas (...com ruas de 2m de largura!) uma coisa era marcante: silêncio absoluto. Sabem aquela paz? 

Manhã de sábado...
...e a luz do sol clareou a paisagem!

Agora, com vocês, a casa! Linda, não?

Pensem em um vilarejo, com ruas estreitíssimas: casas com jardins, muitas árvores, flores e uma igreja centenária cujo sino tocava de hora em hora, quebrando aquele silêncio quase que absoluto. Mais bucólico, impossível. Aliás, mais italiano, impossível! Isso sim! O lugar transpira Itália em todos os seus poros. A casa é dos 600's (...essas datas, para nós brasileiros, são tão surreais, não?). Tudo foi reformado, a começar pelo antigo 'porão', transformado em uma unidade independente onde a palavra 'conforto' foi levada ao extremo (assim como o bom gosto dos detalhes). O jardim da casa fica no fim da rua, em um terreno isolado, com vista privilegiada para a igrejinha. E a paisagem é de tirar o fôlego: aquelas montanhas verdes, cheias de oliveiras e ciprestes! Adoro...

Fragmentos da casa + interiores:

 Italianità: lá no alto, detalhe da cama em ferro com almofadas azuis + coluna de pedras. Na sequência, café da manhã na sacada, com vista para a igreja (...nada mal!). Por último, um detalhe da cozinha. Gostaram?

Vocês devem estar se perguntando: '...Ok, mas e a praia?' - calma povo curioso! Eu vou chegar lá! ...O que mais gostei na cidade foi essa dualidade de praia + montanha. Não tem preço estar tão perto do mediterrâneo com este clima de 'campagna'. Enfim, voltando... Hora do almoço! Decidimos montar a mesa ao ar livre no jardim e aproveitar o sol que fazia. Menu do Chef Felipe Bastos: ciabata com crudo, tomate, azeite, rúcula e stracchino (queijo que desmancha na boca; consistência mais 'mole' que a mozzarella). Vinho rosé estupidamente gelado, água com gás, foccacia fresquinha... Agora me respondam: o que eu posso querer mais dessa vida? E imaginem comer tudo isso ali, no meio dessa atmosfera italiana, olhando aquela paisagem... Posso morrer feliz! :)

Primeiro, apresento a vocês, ele: o jardim!
Ao fundo a igreja e os ciprestes...


...e agora, com vocês, 
a produção!

 Começando pelo prato... (1) Ciabatta fresquinha. (2) Muito crudo regado de azeite! (3) Rúcula! (4) Tomates frescos + (5) Stracchino... No detalhe, o Tim abrindo o vinho com a Anna G. da Alessi! Tinha que ter Alessi na mesa...

Pão de focaccia fresquinho... Enche essas taças pelo amor de Deus! :)
Está aí um dos maiores prazeres da Itália: comer! ...E comer bem!

Um brinde a vocês que vêm sempre aqui no meu blog!
(Ok, vou parar de fazer vocês sofrerem...).

Ah, sobremesa? Pêssego colhido no pessegueiro do jardim.
Comemos ali mesmo, sem lavar, nem nada. Deliciosos!


...ele: o Mediterrâneo! Tão lindo quanto o nosso gigante Atlântico. 
Coisa linda, meus amigos. Juro! Mar é sempre lindo demais.

'Em cada samba que faço,
tem espaço eu ponho o mar...
Em cada samba que faço,
tem espaço eu ponho o mar... 
Mãe Oxum me dá licença,
que eu gosto de navegar...
Em cada samba que faço,
tem espaço eu ponho o mar...'
Teresa Cristina

...E quando o mar se junta com uma cidade linda?
Ok, vamos deixar o Rio de Janeiro de fora nesta conversa... :)

A ocupação desta encosta junto ao mar é uma coisa maravilhosa. Conjunto arquitetônico muito imponente, eu diria. Não tenho como registrar aqui tudo que meus olhos viram. Uma atmosfera muito, mas muito agradável! 

Tudo que é bom acaba, não é mesmo? Domingo voltamos para
a nossa Milano cinza e 'caótica' - mas com a alma limpa, com certeza!

Agradecimento especial ao Tim (...e à família Reusch!) pelo convite
 da viagem e pelo fim de semana super agradável e inesquecível.

...ciao a tutti!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

19.6.12

Next (new) chapter!

Arregaçando as mangas... Apartamento novo, vida nova!

Percebi que esse blog virou um diário de lamentações! Mamma santa... Mas eu prometo que voltarei a fazer posts mais relacionados ao mundo arquitetônico. O post de hoje não deixa de ser arquitetônico, apesar de (re)contar um novo capítulo da minha vida em Milano. Em menos de 2 meses, eu me mudei novamente (...e em pouco menos de 2 anos, mudei 6 vezes!) - Isso mesmo! Em fevereiro deste ano quando estava no Rio de Janeiro, escrevi um post contando os planos da mudança de casa. Esqueceram?! ...não leram?! Então cliquem aqui e relembrem toda a história!! ...foram quatro meses e meio procurando 'o apartamento'. Vimos de tudo: a triste realidade do nosso possível e também do nosso impossível! Tem horas que dá vontade de ter muito dinheiro! Vale relembrar que no início de maio eu me mudei para um apartamento em Santo Agostino. Aliás, um interessante capítulo do meu livro. O destaque vai para Satanà, a gatinha preta que me esperava todos os dias na porta do quarto pedindo por comida de manhã. Desde já aproveito o espaço virtual para agradecer à Margherita, Emmanuele, Sofia, Carlotta, Marta, Alessia (...e à Satanà, claro!) pelo pouco tempo que passamos juntos ali naquela casa. Página virada, capítulo encerrado.

 Satanà no seu cantinho tomando café da manhã.
Na parede, poster que o Emmanuele trouxe de Amsterdam.

...e esta é a vista do novo lar. Nada mal, concordam?

E lembram que eu procurava apartamento com meu amigo alemão Tim? Como não encontramos nada ao no$$o alcance, cada um foi para o seu canto. E então vagou um quarto no apartamento em que o Tim alugou. Coincidência?! Não acredito em coincidências. E aí veio a dúvida: alugo a vaga? Procuramos outro lugar? O que fazer já que nenhum dos dois estavam satisfeitos? O apartamento não era dos melhores: verdade seja dita!! Mas o preço e localização valiam muito a pena. Um arquiteto pode fazer 'milagre'. Dois arquitetos então... Veio a idéia de continuar no apartamento 'feio', investir algum dinheiro e fazer dele o melhor possível. Preciso abrir 2 parênteses aqui para dizer que pertenço àquela raça 'doente' de arquitetos - eu me preocupo com cada detalhe de um espaço. Para estar bem comigo (...e com tudo!) preciso estar de bem com o lugar onde eu moro. Do contrário a vida não anda. E aí? Então por onde começar a transformação? Que tal uma tinta para 'lavar' a alma desse apartamento, hein? Parede encardida não rola... E ainda não terminamos a pintura!

I love White!

 O amarelo encardido do corredor, recebeu tinta branca!
Sensação de limpeza, amplitude total do espaço... Clean.

 'Tintim' toy + a vista do apartamento de fundo.
No detalhe, o Tim, entre uma parede e outra: cervejinha gelada!

Em breve posto aqui o resultado final. Mas o início é animador! Concordamos que foi a melhor decisão tomada. Estamos praticamente no centro da cidade, no sétimo andar (...poucos vêem Milão de tão alto!). Sem contar que a zona é muito cômoda para ambos, já que o metrô nos deixa em nossos respectivos trabalhos muito rápido. Semana passada fomos em um brechó que vende desde um grampo de cabelo usado até móveis Biedermeier. Impressionante! Acabamos arrematando 12 pratos praticamente novos por apenas 4 euros! E uma chaleira vintage maravilhosa (...e verde!) por apenas 7 euros. Na falta de dinheiro tem que emprovisar. Aguardem fotos da 'inauguração' que será um breve, no auge do verão. Estamos orgulhosos do resultado pois realmente fizemos milagre. Estou super feliz e pronto para continuar a caminhada na Itália. 

 Quem foi o louco que vendeu esta chaleira linda para um brechó?
Sorte a nossa de encontrá-la e comprá-la a preço de banana!

...E nesta nova fase, preciso fazer um agradecimento especial a um novo amigo em Milão que chegou para ficar. E chegou ajudando muito! Alberto Carboni, o italiano sardo mais apaixonado pelo Brasil que eu já conheci na vida! Me deu mais que uma mão nessa mudança de casa - grazie mille!! ...Ah! E não posso deixar de agradecer também à Marina, outra pessoa muito especial que apareceu rapidamente aqui na vida milanesa! Marina nos deu sua máquina de lavar roupas pois estava voltando ao Brasil (...estávamos praticamente sem máquina de lavar, pois a existente era tão velha que mal funcionava!). Uma pena você ter ido embora... Já já você volta. Beijo grande e boa sorte aí!

Foto de família: (1)Eu!! (2)Alberto Carboni (...italiano viciado em açaí!). (3)Marina (...já deixou saudades!). (4)Cris Mereu, do blog Não vou sair assim, amiga e responsável por eu conhecer todas essas pessoas legais! :)

Grande abraço a todos!!

(+fonte fotos | arquivo pessoal + Marina)

18.6.12

Expop Milano

Deixo a dica de um evento aos amigos que estão em Milão. 
...o texto segue em italiano! :)

Stanchi di lamentarci, abbiamo deciso di diventare anche noi responsabili di una Milano migliore. Ufficialmente, Vivaio è stata fondata il 21 marzo, l’inizio della primavera, e questa data è simbolica per noi che vogliamo una Milano che si trasformi in un vivaio di nuove e belle esperienze.

EXPOP è la prima iniziativa di Vivaio. L’associazione non profit Vivaio è nata il 21 marzo 2011 da un gruppo di giovani professionisti di diversi settori, tutti residenti a Milano. L’intento è stato quello di creare una piattaforma di confronto diretto intorno a progetti e iniziative da condividere e realizzare per la città.

EXPOP 2012 | Expo becomes Pop si propone come una sorta di una vetrina di progetti proposti da chiunque abbia l'obiettivo di rendere Milano protagonista a livello internazionale, in vista dell'Expo, ma di tipo popolare. Si prevede un calendario di eventi in ambito culturale e imprenditoriale da realizzare a partire dal 2013. L'edizione 2012 mira a raccogliere idee di progetto sulla riqualificazione di Milano attraverso un evento- laboratorio: un EXPOP Day che avrà luogo giovedì 21 giugno 2012 al Vivaio Riva, in via Arena 7, dalle 10 alle 21. Attraverso performance, video e installazioni, le prime ipotesi di progetto “pop” per la città di Milano diventano visibili. Tra essi si segnalano: Il Parco Orbitale, Lo Zoo d’Artista, Milano in Mostra, Expop Teen, Milano è..., Milano Art Village, Italy’s Art e Guerrilla Gardening. Nei corner Exponiti infine, attraverso la registrazione di video o semplicemente scrivendo, sarà possibile presentare le proprie idee che verranno poi scelte e finanziate dall'associazione.


La giornata si arricchisce ancora di un evento parallelo: Giacomo Biraghi invita ad una passeggiata intitolata "Esplorando il Parco Orbitale". L'appuntamento a tutti gli interessati è presso la fermata della metropolitana Bisceglie M1, con partenza alle 10 e conclusione del giro alle 12.

+ informações | www.expop.org

5.6.12

Happy Monday!


...e poi dicono che Milano è grigia!
 (...e depois dizem que Milão é cinza!)

Ontem quando saí do trabalho encontrei esses balões presos na ponte sobre o Naviglio... Não pensei 2 vezes e registrei o momento. Deixo a imagem para alegrar o início da semana de vocês. Super abraço a todos que passam aqui.

This is Milano!
(+ fonte foto | arquivo pessoal)

...Colírio!


Casa de Kathryn Tyler, Inglaterra:
porque ser tão perfeita assim?

“...it’s far more satisfying to give new life to an old
 object than to just pick something from a catalog” - concordo!

...e tem mais!


...e aí? Sem palavras como eu?
Depois dessa, uma ótima terça-feira a todos.

(+ fonte fotos | Dwell)

3.6.12

Day by day in Milan (2)!

Pôr do sol no Naviglio: vista que tenho ao sair do trabalho...

Apertem os cintos e permaneçam sentados: turbulência. Não tem outra palavra para descrever meu momento atual na Itália. Chegamos na metade do ano! Leram bem? Me-ta-de do ano! Seis meses de 2012 já se passaram... E aí? O que vocês fizeram de produtivo em 6 meses? O que vocês lembram e que poderão recontar daqui há 10 anos? Em 6 meses aconteceu muita coisa comigo. Parece que foi ontem que eu estava em Londres, olhando para o London Eye, assistindo à grande queima de fogos de boas vindas para 2012. Janeiro já chegou confuso com a notícia de que teria que deixar o apartamento onde eu morava. Em fevereiro, finalmente o inverno chegou (...atrasadíssimo!) em Milão, trazendo uma avalanche de neve que deixou a cidade branca. Ainda em fevereiro, muito insatisfeito com várias coisas na Itália, resolvi me dar de presente o Rio de Janeiro - minha família, amigos e um carnaval inesquecível vestido de sapo. Saí da neve para os 40 graus do Brasil. Nunca pensei que isso pudesse acontecer, mas depois de 3 semanas no Brasil, senti saudades da Itália - queria voltar. Quando pisei em Roma, me veio uma sensação de 'casa'. Mozzarella, crudo, pomodoro... Back to my italian life, revigorado, feliz, com força para aguentar o que viria pela frente. Encontrar um apartamento novo, do jeito que eu queria? Impossível. Sim, pelo valor que eu podia pagar e nas condições que eu gostaria era impossível sim.

 Ciao Londra! 2012 chegou cinza, gelado, urbano! Viagem inesquecível a Londres na companhia de amigos. Amei o caos londrino, a diversidade, o lifestyle... London someday? Who knows! Gostaria muito de viver na Foggy City.

Fevereiro em 2 tempos: no alto, eu caminhando em direção ao aeroporto com -12C e neve em Milão. No dia seguinte, os +40C escaldantes da Tijuca, no Rio de Janeiro. Nem melhor, nem pior: apenas diferente! Salve o carnaval!

'...quem pergunta por mim,
já deve saber, do riso no fim.
...de tanto sofrer, que eu não desisti
das minhas bandeiras,
caminhos, trincheiras, da noite...'
Verde - Leila Pinheiro

Saindo do preto/branco/cinza para milhões de cores: primavera! Tempo de aproveitar o sol nos parques, desenhar muito e fazer jantares com amigos. Só vivendo aqui para saber como isso é bom! Estação preferida depois do outono.

...Salone del Mobile 2012! Milão em festa, exportando para o mundo o que será tendência no próximo ano. Mais uma vez muito feliz de ter trabalhado para (...e pelo!) Brasil aqui em Milão. Go Brazil! Nosso país foi destaque em 2012.

Maio > mudanças > adaptações > desapego > força !

Voltei com a primavera. Dias de sol, céu azul. Já dava para sair sem casacos pesados. De noite vinha aquele friozinho que eu adoro... As folhas das árvores cresceram muito rápido. Em 1 mês, Milano estava 'verde' de novo. Flores em todas as partes. Muitas festas para ir também! Vida social intensa. E a procura pelo apartamento continuava firme e forte. Abril chegou chuvoso, frio, cinza - do jeito que Milano gosta. Primavera indecisa essa... Mais parecia um outono de tão chuvosa! Veio o salão do móvel e com ele muito trabalho (...e diversão!). Amo esta cidade durante o Salone! ...O fim de abril trouxe a necessidade de ter que me mudar de apartamento - digamos assim: na marra!! Foi um processo rápido e muito difícil, que me consumiu em todos os sentidos, principalmente psicologicamente. Sinto saudades daquela casa até hoje e de tudo que vivemos ali. Definitivamente, meu melhor momento em Milão. A casa atual vocês já conhecem - fiz um post recentemente. E depois de encontrar a casa, chegou a vez de encontrar o emprego. Afinal, aos 31 anos de idade é impossível viver somente de estudos, passeando com amigos e fazendo festas - tô 'véio' minha gente. Essa vida 'Uhuuuuul' de estudante não é mais para mim. Confesso que curti muito minha vida universitária no Brasil e na Itália. Trabalhar é preciso. Fazer euros surgirem também é preciso!

...in and out!

E esse aí é o studio onde trabalho agora! Pátio com uma grande e imponente árvore + interior industrial com pé direito altíssimo e tubulações aparentes. Gosto da informalidade e das cadeiras diferentes... Industrial Design!

E então encontrei o emprego! Foi difícil, mas encontrei - e estou gostando bastante de tudo. O local de trabalho é muito agradável - uma das zonas mais bonitas de Milão. Todos os dias de manhã tomo café no mesmo bar (...aqui na Itália, toma-se café em 'bar'!). Não preciso nem mais pedir. Quando chego, o balconista já traz o café do jeito que eu gosto. Cruzo a ponte por cima do canal e chego no studio para mais um dia de trabalho. Na hora do almoço, sentamos no parque e almoçamos juntos. Às vezes eu almoço sozinho, na beira do canal... E assim vive-se! Uma vida solitária, com muitas saudades da família, dos amigos e de tudo que deixei para viver isso aqui. Os compromissos com a universidade estão diminuindo aos poucos. Começei de fato a fazer minha tese. Semana passada passei o dia em Castilgione Olona, cidade que escolhi para fazer a tese. Está tudo muito no início, mas a cabeça já está borbulhando de idéias... E isso é muito bom!

 Acima, a Cartiera Crespi, edifício industrial que escolhi para fazer meu projeto final de tese. No detalhe, eu e To Hoa Hoang, Vietnamita e amiga do master em Interiores, na nossa visita à cartiera domingo passado.

'...verde, as matas no olhar; ver de perto,
ver de novo um lugar, ver adiante!
...sede de navegar, verdejantes tempos:
mudança dos ventos no meu coração.'
Verde - Leila Pinheiro

Querem novidades? Apertem os cintos! Vou me mudar de casa novamente! Isso mesmo que vocês acabaram de ler. Em 1 mês na casa nova, já vou deixá-la. Nada de errado aconteceu, apenas uma outra oportunidade surgiu - e eu considerei melhor. Vamos lá... Encaixotar tudo de novo, sair pelas ruas de Milão carregando malas... Estou vacinado já, afinal foram inúmeras mudanças em quase 2 anos na Itália. Não tenho medo do 'novo': que venha mais um excelente capítulo para o meu livro! ...Por aqui o verão começa a dar as caras. Quem acompanha este blog sabe que sou um carioca atípico: odeio verão, calor e suor. Sempre adorei dias cinzas e frios, tomar café, me encher de casacos... Agora imaginem um verão sem praia, sem ar condicionado, sem piscina! E para ficar mais legal: mosquitos! Este é o verão milanês. Começo a sonhar com o fim de setembro, com folhas secas caindo das árvores e o frio de outubro. Para amenizar o 'calor', tomei coragem e comprei finalmente uma bicicleta! Linda ela... Estou fazendo uns ajustes e já já mostro ela aqui neste blog.

A seguir, cenas dos próximos capítulos...

 Fragmentos arquitetônicos do futuro lar em Milão...

'...deixe-me ir, preciso andar;
vou por aí a procurar,
rir prá não chorar
.
...se alguém por mim perguntar,
diga que eu só vou voltar,
depois que me encontrar...
Preciso me encontrar - Cartola.

E vamos em frente... Que venham mais 6 meses de muita 'emoção'!
Um ótimo domingo a todos e obrigado pela paciência em ler meu texto.

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...