Torre residencial no Parco Sempione, anni 50.
Caixa vertical:
concreto + aço + vidro.
Esta torre residencial certamente não passa despercebida pelos olhos de quem vai à Triennale di Milano ver alguma exposição ou vai apenas ao Parco Sempione para um passeio ou corrida. Aliás, ela é uma das poucas torres residenciais no centro da cidade. O projeto é do mestre milanês
Vico Magistretti (...me sinto super desconfortável em apresentá-lo tamanha a sua importância para o design italiano > vá no
google já!). O projeto é dos anos 50, de altíssimo padrão. Apartamentos duplex, dois por pavimento, total flexibilidade dos interiores - de 6 a 9 cômodos. Seguiu o funcionalismo do movimento 'International Style', praticado na primeira metade de século XX. Em termos volumétricos, a idéia de Magistretti foi a de criar um equilíbrio com a 'Torre Bianca', projetada por Gio Ponti em 1933, dentro do Parco Sempione. Podemos dizer que o conceito foi criar uma 'conversa de torres' (...consequentemente uma conversa de grandes mestres italianos!) na paisagem urbana de Milão. É sem dúvidas, um clássico da arquitetura residencial moderna milanesa. Confiram minhas imagens!
Poucos vêem Milão do alto: numa cidade plana, de gabarito baixo (...onde 'verde' é luxo!), que tal habitar em uma torre altíssima, no meio de um parque? No detalhe, os dois terraços comunitários, fazendo o coroamento do edifício.
'La semplicità è la cosa più
difficile del mondo'
Vico Magistretti
No alto, a Torre Bianca (1933), de Gio Ponti, no Parco Sempione. Na sequência, um registro que fiz na Fondazione Magistretti: um poster mostra a relação de altura entre a torre residencial de Magistretti com a torre de Ponti.
No alto, de longe, a torre se destaca no espaço urbano milanês.
Detalhe da verticalidade das esquadrias + toldos vermelhos + concreto!
Enquanto fotografava o edifício, um morador bem velhinho, chegou perto de mim e perguntou: 'Sabe quem projetou?' - e eu então respondi: 'Sim, Vico Magistretti'. Ele abriu um imenso sorriso e logo depois entrou no prédio.
'Design è anche guardare gli oggetti
di tutti i giorni con occhio curioso'
(Design é também olhar os objetos do cotodiano com olhar curioso)
...E aí? Com que olhos você vê o lugar onde vive?!
(+ fonte fotos | arquivo pessoal)