...Yes! Neon is cool! Neon is back! Turn the lights on!
Atire a primeira pedra quem nunca desejou ter um daqueles abajures de neon escrito "bar" na década de 80 - Lembram? Nos anos 90 os neons foram apagados dos interiores, ressurgindo "cafonamente" no fim da década, embutidos em sancas de gesso (...triste, mas é verdade!). Bom, eles voltaram a acender em espaços internos e externos - de forma muito cênica e bem-humorada. Nos espaços comerciais têm sido usados com frequência (...e muito BEM usados!). Uma solução bem em conta, e de grande efeito. Então podem acender sem medo aquele abajurzinho brega escrito "bar" ou aquela "meia-lua" que estavam guardados na garagem! Confiram alguns exemplos! ...Inspirem-se!
Esse aí é a "Disco Chair", com design by
Kiwim&Pom feita com 200 cabos luminosos coloridos. Quando acesa, vira um arco-íris, e remete a um ambiente "disco". O desenho da peça é bem retrô, perfeito para sentar na balada.
Olhem este lustre de neon, com design do americano Roger Bog! Mais que uma luminária, é uma escultura de luz. O desenho remete aos tradicionais lustres de cristal. Sobre uma mesa antiga de madeira vai muito bem! Uma obra de arte.
Acenda palavras dentro de casa! Essa luminária é da americana Neos Letterin. Notem na base da luminária: as letras podem ser trocadas, formando outras palavras. Existem outros tamanhos de base. Em neon azul ou lilás.
Chegamos nos interiores comerciais... Esta aí é a fachada do bar
VOLT, em São Paulo. Além de bar, o espaço também funciona como uma despretensiosa galeria, cuja missão é coletar, preservar e expor letreiros de neon.
Quem entra, encontra essa visão: um espaço linear, com pé direito altíssimo. Muitos neons no teto e nas paredes de tijolos brancos. Neon até na parede verde (foto ali embaixo)! Os espelhos e as Eames de madeira completam.
Acima, detalhe de um dos neons "eróticos" expostos nas paredes do Volt, que foram retirados da famosa Rua Augusta, após a implementação da Lei Cidade Limpa. O mais interessante é que todos os neons expostos ali estão à venda!
Detalhe do teto do bar com neons mega coloridos
em formas bem geométricas... Gosto muito!
...do bar para a balada! Esse aí para quem não conhece é o
Sonique, em São Paulo - projeto do Triptyque. Reparem no forro em neon... Ele repete o mesmo desenho das molduras em gesso das paredes, sobre os blocos de concreto.
O espaço é um mix de bar, lounge e club. Quando a luz cai, o forro de neon branco se acende e conforme a música tocada, pode ganhar uma sequência luminosa bem louca. Assistam um vídeo do teto de neon
aqui!
...De São Paulo, voltamos para a Itália, Torino. Saímos dos ambientes internos e ganhamos o espaço urbano. E esse careca aí sou eu, fotografando uma escultura durante o dia, no outono passado. De dia é uma coisa. De noite...
O contraste do neon com a arquitetura de Torino era muito interessante. Os círculos criavam molduras luminosas para os edifícios. A cidade inteira estava "enfeitada" de neon. Os créditos das fotos vão para a Clarice! ...Grazie!
Espero que tenham gostado!
...Abraços luminosos! Comentem!