29.4.11

Mix!

Até pouco tempo víamos esses liquidificadores em nossas cozinhas, não? 
...Já são classificados como "vintage" - São de 1987 a 1993.
(+ fonte foto | Gague)

A tendência atual dos interiores é a de misturar tudo - sem medo. Acabou aquela coisa de rotular um espaço como "clássico" ou "clean". O que vemos hoje é um mix de várias referências e estilos em um mesmo ambiente. E como definir este novo "estilo"? ...Ainda não encontrei (...ou ouvi) uma definição! Mas vale tudo! Vale deixar a cadeira de balanço da sua avó ao lado de uma cadeira super contemporânea; expor fotos de momentos da sua vida em porta retratos convencionais ao lado de toy arts, e por aí vai... Misture, sem medo. Torne seus espaços cada vez mais pessoais! ...Quer saber a receita para dar certo?! ...Misture bem, adicionando sempre um pouco de bom senso e equilíbrio! ...Deixo alguns interiores bem interessantes. Inspirem-se!


Se a sua "base" é branca, como neste quarto em Montreal, você já tem meio caminho andado. O quarto acima tem tanta informação que eu resolvi numerar. Reparem que a parede de tijolos(1) pintada de branco destaca a cama e todos os objetos. Ao invés do tradicional abajur nas mesas laterais, arandelas(2) foram instaladas bem próximo da cama. O ventilador(3) aqui é industrial e faz parte do ambiente. Uma grande tela(4) colorida foi presa à parede junto de uma fotografia em preto e branco. A cadeira Thonet(5) fica próximo à cama para apoiar o que for preciso, e a clássica Saarinen(6) serve como mesa lateral para o  livro, relógio... Mistura cuidadosa!

 Vale misturar quadros também: pintura, fotografia, textos... Varie as molduras, estilos e alturas. Prenda apenas um ou outro, e apoie os outros em móveis, prateleiras ou até mesmo no chão, como na foto. É uma mistura fácil e que não tem erro!

Piso em madeira, paredes brancas, cadeira de balanço country, cama em madeira com cabeceira em couro preto... Ao invés de mesa lateral, uma pilha de livros. Arara em metal com rodízios, abajur tradicional, e para quebrar a monocromia: colcha colorida.

 Gostei muito deste escritório. Afaste a mesa da parede! ...Usaram aqui 4 tipos diferentes de assento. O lustre no teto é de cristal, tradicional, porém 2 luminárias industriais iluminam pontualmente a mesa. 
A escada completa a estante.

Mesa em madeira com cadeiras pretas contemporâneas. Lustre tradicional de cristal + abajur de piso, preto, com um desenho que se assemelha às cadeiras. Reparem na sanca clássica no teto. Ok, sem quadros nas paredes!
...Mistura equilibrada.

 Esta ampla cozinha em Nova York também é um ótimo exemplo. A mesa de refeição tem cadeiras tradicionais vermelhas. A porta de vidro recolhe-se para o teto. Reparem nas imagens de santos e até um globo espelhado sobre os armários!

Este apartamento em Madri, sintetiza o post de maneira genial. Reparem só que bela mistura! Móveis de madeira, de diversos estilos, dialogam em um espaço branco, amplo com diferentes tipos de objetos, texturas e obras de arte. Destaque para o cachorro, também branco!

Misturem sem medo... Dá muito certo! Confiem!
Gostaram? Comentem também...
...Um ótimo fim de semana a todos!
(+ fonte fotos | Emma's blog + Yatzer)

...Colírio!

Meu sonho de consumo... Um apartamento em Nova York, altíssimo, com uma vista assim! ...Será que é pedir muito?! ...Não condeno o interior minimalista da foto abaixo. Bonito é, mas falta "sal". Ficou muito sério... Mas gosto muito do sol entrando pelas janelas, e desse terraço espetacular... O apartamento fica no topo de uma antiga fábrica têxtil em Chinatown. (+fonte | Corriere della Sera).


..."Concrete jungle where dreams are made of... There is nothing you can't do, now that you're in New York... These streets will make you fell brand new...".

28.4.11

...Croquis!

...Croqui do meu trabalho final de graduação!

...Ragazzi! Está dificil conciliar o Blog com as milhões de coisas que estou fazendo aqui em Milano. Porém gostaria de deixar com vocês alguns dos meus croquis. Desenhar sempre foi uma paixão, desde pequeno. Com o tempo, aprendi a idealizar e criar espaços através de desenhos. Nunca deixem uma caneta (...principalmente se for uma Lamy!) nas minhas mãos, em uma mesa de bar! Não resisto, desenho mesmo! ...No momento, estou croquizando o projeto da casa de praia de uma amiga, a Carol! Essa é a melhor parte... Rabiscar sem compromisso, escrever em cima, colorir, perder-se no meio dos milhões de traços. O mais legal é guardar isso tudo e rever um dia... Abrindo um livro antigo que trouxe aqui para a Itália, encontrei uma relíquia... Um croqui que fiz em 1995, quando tinha apenas 14 anos de idade. Em uma folha de caderno (...provavelmente croquizada durante uma aula chata de história ou geografia!) eu viajei criando a planta de uma casa, e paralelamente, já começei a pensar nos interiores, definindo acabamentos e cor das paredes e caixilhos! Confiram alguns dos muitos croquis que guardo... Quando for ao Rio de Janeiro, prometo scanear as casas que desenhava aos 13 anos! ...Ciao!

...Croqui feito em 1995! Confesso que eu adorava (...e ainda adoro!) casas tipicamente americanas, com seus frontões, clapboards, escadas, janelas estreitas e altas, bay windows...! Reparem que eu fiz a perspectiva interna e ainda especifiquei cores!

Anotações de aula aqui na Itália... Enquanto o professor fala, eu praticamente psicografo um misto de português, inglês e italiano! Na hora de estudar para as provas, todos os santos ajudam a entender o que escrevi em alguns segundos!

Não dou sossego à minha novaiorquina Lamy Safari amarela, de estimação. Ela escreve e desenha muito comigo há anos... Comprei ela do lado do Central Park! ...Não abro mão! ...Tem que ser com ela! Viram que a cor do layout do blog não é por acaso... 

Esquema simplificado para explicar uma solução de iluminação do subsolo do projeto final de graduação... Curto muito fazer esquemas assim rápidos, cheios de setas, mil textos explicando tudo. Não costumo usar muita cor... Mas também quando uso...

Croquis de um gazebo + um estudo de fachada do projeto de uma vila em São Paulo... Arquitetura bem tradicional (...e comercial!). Usei caneta de nanquim de diversas espessuras, lápis de cor bem leve e markers para fazer sombra e cor.

Sim, desenho a mão, na prancheta! Gosto, e muito! Tenho a maior paciência do mundo. Desenhar a mão (...quando dá!), na prancheta, é um exercício mental prazeroso! ...Medir com o escalímetro, controlar a pressão da lapiseira no papel...

...E quando a gente cansa do croqui e resolve ir para a maquete, a brincadeira fica melhor ainda! Duvido que exista algum arquiteto que não goste disso... Faz parte do nosso processo criativo! E essas maquetes improvisadas são as mais interessantes...

...E se tiver um cafezinho, uma boa música e o silêncio da madrugada, fica melhor ainda! ...Aqui para Milão trouxe um carregamento para desenhar. Os números não mentem a paixão: 200 lápis de cor + 160 markers... Fora as canetas e lapiseiras! 

...Não existe programa de computador que substitua esse prazer!

(+ fonte fotos | arquivo pessoal)

26.4.11

...Ciao Verona!

"...THESE streets will make you feel brand new..." - Alicia Keys.
...Verona, Veneto, Itália - 25 de Abril de 2011.

Ontem foi o dia de visitar (...finalmente!) Verona (...e os amigos arquitetos Filippo Simoncelli + Tim Reusch)! ...A cidade é uma pequena "jóia" italiana (...valiosíssima!). Não tenho outra palavra para descrevê-la. E como próprio Filippo disse, "...foi feita para a escala do homem".  È vero! ...Verona é muito mais que a casa da Giulietta. Se possível fuja da multidão de turistas disparando seus flashes aleatoriamente! Ande pelas vias mais desertas, repare em cada detalhe que a cidade te oferece (...são muitos!). Verona é cheia de pracinhas, sobrados intocados, recantos bucólicos... Transpira Itália em todos os seus poros, seja no revestimento das vias em mármore de Verona ou nos cipestres gigantes que dominam a paisagem... Também guarda traços retos, ousados, limpos e puros - como os do grande arquiteto italiano veneziano Carlo Scarpa. Suas intervenções na cidade são muito sutis, elegantes e respeitosas. Deixo aqui registrado o agradecimento à Emmy, pela companhia, e aos amigos arquitetos Filippo e Tim pela atenção e hospitalidade.  Nos veremos um dia em Nova York! ...Confiram fragmentos desta jóia chamada Verona! Ciao!

24.4.11

Vintage (Italian!) Posters!

Encontrei esses belíssimos posters vintage italianos nesta manhã de domingo. 
...Gostaria de dividir com vocês! ...Buona Pasqua a tutti! Ciao!

23.4.11

...Ciao Genova!

Eu fotografando (...e sendo fotografado!) - por Clarice Cassou.
...Genova, Liguria, Itália - 23 de Abril de 2011.

Uma pausa em design, arquitetura para mostrar um pouco de Genova. Deixei Milano de manhã cedo com a Clarice (...nossa colaboradora de moda do Blog!) + a Gamze (amiga turca). Em Genova, encontramos o Claudio, amigo do Politecnico, Genovese legítimo! É sempre muito bom viajar com amigos, visitar cidades novas, ver coisas diferentes... Genova, como toda cidade italiana, tem uma identidade visual muito forte. É a cidade do famoso "Pesto alla Genovese", da Focaccia, de Renzo Piano... Cidade de mar, de sol, prédios coloridos, janelas verdes,  túneis, montanhas, barcos... Gostei bastante do nosso passeio. Foi um dia muito agradável. Deixo com vocês, fragmentos desta cidade que é muito charmosa ...Ciao!

...Vitra 2011!

Acima, o stand Vitra 2011 | Salone del Mobile, Milano.
Reparem no mesão, com cadeiras diversas...

Pessoal, que surpresa boa! ...Abri minha caixa de entrada e tinha um e-mail da Vitra, com ótimas fotos do Stand do Salone del Mobile 2011 - apresentando todos os seus novos produtos. Na mesma hora pensei em postar aqui e dividir com vocês. Alguns ambientes eu já até postei, mas vale a pena conferir essas fotos em alta resolução, pois são realmente muito boas! ...Vitra, como sempre, produzindo clássicos! Dá vontade de ter tudo! Eu não me canso de olhar... Confiram comigo!

 Essa aí é a Map Table, com design de Edward Barber & Jay Osgerby. Reparem no comprimento dela, sem apoios centrais! A mesa permite conexões, mudando seu desenho longitudinal, podendo ser usada em locais para conferências... Bonita, não?

...Quem não gostaria de ter uma festa assim? Essa cadeira aí é a Tip Ton, também com design de Edward Barber & Jay Osgerby. Ela é plastica, empilhável, e pode ser levemente inclinada para frente. Disponível em 8 cores diferentes...

Essa sala de estar foi uma das coisas que eu mais gostei no Salone. As cores são muito harmônicas. A poltrona com a banqueta no detalhe se chama Grand Repos, com design de Antonio Citterio. Cara de super confortável... É sentar e esquecer da vida!

A Vitra investiu também em móveis outdoors, como essa cadeira chamada Waver, de Konstantin Grcic. Cores vibrantes, materiais à prova d'água, design "esportivo". Leva para fora de casa uma linguagem contemporânea e principalmente: confortável.

Jasper Morrison reinterpretou a cadeira em forma de "concha" (assento e encosto juntos), batizando de Hal. Em madeira clara, ela possui uma abertura no encosto. Pés metálicos coloridos e opção de assento em tecido (...em diversas padrões).

 Reparem nas cadeiras da sala de jantar... É a mesma cadeira Hal, do Jasper Morrison, que eu falei ali em cima. Aqui, elas ganharam pés de madeira e laca fosca preta. A mesa com base metálica e o pendente de cobre completam a composição.

...Fechando com o "meu" espaço! Cadeiras L’Oiseau desenhadas por Ronan & Erwan Bouroullec. Pés em madeira natural, assento e encosto em madeira com pintura. Encontrada em várias cores claras, com a opção de estofado, como na foto. 

...Vai dizer que não dá vontade de ter tudo!
(+fonte fotos | VITRA).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...