31.3.11

Arquitetura residencial Milanesa 3!

...Olhando assim, parece mais um entre muitos!

Mais uma para a série "arquitetura residencial milanesa". Fugindo um pouco da arquitetura contemporânea, mostro este edifício super tradicional e discreto. Ele tinha tudo para passar despercebido pelos meus olhos. Aparentemente, é igual a muitos que vemos por aqui. Linguagem arquitetônica tradicional; materiais bem "milaneses"; embasamento bem marcado pela troca de material; sacadas; painéis com veneziana... Mas meus olhos  (...sempre atentos!) pescaram dois detalhes bem interessantes (e discretos), que fizeram toda a diferença. Confiram!

O embasamento é paralelo às vias, porém o corpo do edifício se projeta para a calçada, triangularmente, criando esse efeito interessante. Um detalhe muito sutil (e para muitos, imperceptível), porém de uma beleza incrível.

Afastando, podemos ver melhor o efeito criado pelo deslocamento. Reparem na sombra triangular que acontece separando o embasamento do corpo do edifício. 
A composição ficou muito mais leve (...e classuda!).

Reparem na troca de material nas janelas-balcão. Um detalhe fixo, revestido de mosaico de pastilhas de vidro, tem a simples função de embutir o painel de venezianas. E olhando de longe, parece um toldo listrado.

As coisas podem ser tão simples e belas... Concordam?
...Por isso sempre digo: olhos atentos por onde andam!

28.3.11

Medalhas de OURO!

Detalhe das cúpulas douradas da Camper da Via Montenapoleone, Milão.
Dourado+vermelho+branco - combinação interessante.

Ele foi esquecido no fim dos 90's, perdendo para o cromado e para o aço escovado, mas desde o fim da última década vem ganhando espaço (...generoso!) em ambientes internos de forma cênica. Nos ambientes comerciais-hoteleiros tem marcado presença forte! E confesso gostar bastante... Nos ambientes residenciais, vem devagar (...mas vem!), e aconselho cuidado! Um detalhe ou outro "va benissimo"! Però, transformar a sala de casa em um palácio dourado não é legal. Como em qualquer projeto, seu uso requer atenção e principalmente equilíbro. Mas não tenha medo, nem preconceito... O dourado está aí de volta. Confiram comigo, projetos que merecem "medalha de ouro", e no fim deixo uma sugestão de objetos para a casa. Mais uma vez: Inspirem-se!

Gosto MUITO deste restaurante em Berlin. O projeto é a dupla Ronan & Erwan Bouroullec. Reparem na base neutra branca, madeira clara + concreto aparente. Contrastando, a cênica cortina dourada. Não ficou genial?

Detalhe da iluminação pontual no balcão, com luminária de madeira apoiada em pilares. A cozinha industrial é toda em aço escovado e ao fundo, a cortina dourada. Cadeiras brancas, quase que invisíveis no espaço.

...De Berlin para Nova York! Loja do Designer Derek Lam, projeto de Sanaa. Dentro da loja, espaços curvos de vidro, com cortinas douradas, exibem manequins. As cápsulas de vidro podem ficar fechadas ou totalmente abertas. Fantástico!

Acima, os corredores do hotel Puerta America em Madri, projeto Plasma Studio. A estrutura metálica ganha iluminação amarela e transforma o corredor-escultura em uma jóia bruta de ouro. Mais cênico que isso, impossível! Concordam?

World Bar, projeto de Arthur Casas, em Nova York - absolutamente dourado. Destaco esse belíssimo forro em madeira e o uso cuidadoso do bege em estofados, mármores e cortinas, que com a iluminação quente, tornaram-se dourados. 

 ...Detalhe belíssimo na vitrine da Gucci Kids da Montenapoleone aqui em Milano: ursos dourados! ...Achei muito interessante. Brinquedos de luxo para criancas de luxo.

Vimos aqui, interiores altamente cênicos. Como disse, devemos tomar cuidado ao levar tudo isso para os interiores residenciais. Vale a pena investir em uma peça legal (...ou duas), de forma mais discreta, e sempre elegante. Excesso nunca é legal. Aposte numa luminária bacana na mesa ao lado do sofá, em um pendente contemporâneo sobre a mesa de jantar, numa peça diferente sobre a mesa de centro... Não tenha dúvidas de que ficará muito bom! Confiram abaixo minhas sugestões..


Mesa Brasilia(1), Irmãos Campana, para a italiana Edra. Fruteira dourada, em forma de banana(2), da Areaware. Bowls dourados da Alessi(3) vão bem tanto na mesa de refeição, como vazios na mesa de centro sobre livros. Pendente dourado, design de Alvar Aalto(4), Artek. Miniaturas douradas da cadeira Panton(5), em comemoração aos 50 anos da cadeira, Vitra. Luminária Cindy(6), Kartell. A "gun lamp"(7) de Phillip Starck, para a Flos - uma das minhas preferidas. Fechando com o desenho tradicional, porém limpíssimo, da luminária Twiggy(8), da Foscarini. Bella!

...Colírio!

...Começando a semana com fotos de Daniel Hertzell.
...Nossos olhos agradecem!


Ótima semana a todos! ...Ciao!

27.3.11

Salone 2011: contagem regressiva!

Nixon + Alessi... Impossível chegar atrasado!

Qualquer relógio acima é muito bem-vindo! ...Queria ter os quatro!! Estou contando as horas para o Salone del Mobile 2011! Louco para tomar um "porre" de Design, daqueles assim de não se aguentar em pé! Esse será meu primeiro (...de muitos!) Salone! Uma das novidades já anunciadas é que a Alessi vai se "aventurar" (...até parece que é um risco!) pelo móveis agora! ...Faz isso comigo não, Alessi! Assim você me mata! Segurem-se pois vem coisa muito boa!

 A aposta da Alessi é a cadeira desenhada pelo arquiteto David Chipperfield.
Ainda nem vi a cadeira aberta, mas só de olhá-la assim já sei que será um sucesso.
Olhem as cores... Já fiquei de olho na amarela (e em todas as outras!)!

26.3.11

Muita calma pra pensar...

O simpático edifício em que vivo aqui em Milano. Sim, ele é todo de travertino!!
...E os vizinhos gostam bastante de plantas!

Estou um pouco sumido pois estou em fase de "mudanças". Já perdi as contas de quantas "camas" tive desde que cheguei em Milão. Mas agora eu mudei de quarto apenas, e não de apartamento. E finalmente agora tenho o MEU quarto! Como é bom ter o seu espaço. Não que meu companheiro de quarto fosse chato. Longe disso! Tive muita sorte de dividir um quarto com uma pessoa super legal como o Baran (turco!), mas nada se compara a ter o seu "canto" (...um cantinho, um violão...). Estou adorando meu novo quarto... Tem uma varanda imensa, e uma vista para o edifício da frente, que eu acho super bonito. Agora estou aqui escrevendo, só com a luz da luminária acesa, tomando um chá, ouvindo "Corcovado". Essa música me faz de fato viajar... Aliás, foi com esta música que eu peguei meu diploma na faculdade! Adoro os arranjos, o sax, o piano... Demais.

"...e ter tempo pra sonhar...".

...Da minha janela, infelizmente, não vejo o Corcovado, mas confesso que gosto do que vejo. O edifício da frente é bem bonito... No detalhe, a porta de entrada do meu prédio. Gosto da moldura em volta. Bonita, não?

Ontem na universidade fomos questionados sobre o "tempo". Perguntaram quem da turma, ao menos uma vez na semana, parava para ouvir música. Digo "parar" - mesmo! Ninguém levantou a mão. Estamos sempre ouvindo música enquanto fazemos algo no computador, ou com fones no ouvindo, ou enquanto estamos no carro ou fazendo alguma atividade. É raro hoje "parar". Colocar aquela música específica, sentar ao lado em uma boa poltrona e ouvir - simplesmente. Muitas vezes ficamos "parados" no mundo virtual, sem fazer absolutamente nada... Um disperdício de tempo! Aqui em Milão eu vou constantemente aos parques. É o meu momento de "parar", de arrumar tudo que está dentro da cabeça, relaxar... Deixem de lado um pouco seus Blackberries, Ipods, laptops... Parem. Ouçam. Vejam. Relaxem!

Meus vizinhos milaneses em um dia de muito sol. 
Abaixo como eu os vejo! No detalhe, a minha Tolomeo à esquerda.

Já tem um tempo que fiz essa foto... Atualizando o Blog com a minha "tralha" permanente e uma nova aquisição para tomar um cafezinho: 
xícara Pantone Orange 021C!

...Por aqui, a noite já chegou. Está uma temperatura bem agradável. Acabei de receber um convite (irrecusável) para dar uma volta pelo Duomo... 
Vou lá! Um ótimo sábado a todos vocês!

23.3.11

Furnitecture!

Caixa para dormir... Uma mistura de furniture+architecture.

Como sempre, retrato aqui no blog, idéias para apartamentos urbanos, com espaços cada vez menores. Esse projeto é do arquiteto americano Dan Hisel e apresenta uma solução bem interessante para um loft. Como ter privacidade na hora de dormir dentro de um espaço integrado? O arquiteto chamou o projeto de "furnitecture", uma mistura de furniture+architecture. A caixa não serve só para dormir, mas serve também como estante, armário e casa para os cachorros (sortudos!). Acho complicado adaptar a idéia para uma cidade muito quente como o Rio de Janeiro - a não ser que a caixa seja refrigerada! ...Do contrário, impossível dormir ali dentro. Confiram as fotos comigo!

Vista geral da sala do loft com a caixa acesa.

A caixa foi posicionada no meio do loft, configurando de um lado cozinha/living e do outro lado uma área mais íntima para ver TV + um pequeno home office. A "cara" do apartamento é bem americana - com prioridade total ao conforto. Mas confesso que não gosto tanto do mobiliário. Acho sério demais! Vontade de mudar tudo nessa imagem aí em cima... Mas gosto das instalações aparentes, das paredes brancas, do piso de madeira, dos janelões, do modelo do sofá... E claro, da caixa! Vamos continuar com as fotos, depois eu faço as minhas sugestões...

No detalhe, vemos a chapa de aço perfurada que reveste a caixa, servindo como base magnética para prender fotos, bilhetes e desenhos na área do home office. Três nichos retangulares fazem as vezes de estante, e na base: a casa dos cachorros! Genial!

...Olhem aí os sortudos! ...Cama fofa, iluminação indireta e porta de aço!
Eu não ia querer sair dessa mordomia!

A caixa por dentro! Reparem nos nichos da parede: podemos ver os montantes que servem de base para o fechamento da caixa com a tela metálica perfurada. Iluminação indireta e muita madeira para aquecer. Instalaria luminárias Tolomeo de parede ao lado das cabeceiras ao invés de iluminar esses nichos laterais. Melhor, não?!

...Notem lá no fundo a mesa de trabalho no office.
...Gostaram? Agora vamos às sugestões?

Quem me dera ter um loft com este espaço, ainda mais com essa caixa dentro! Como falei lá em cima, achei o mobiliário sério demais para o jeito de viver do espaço.  A escala cromática também é muito séria. Acho que loft não combina com mobiliário muito conservador. Tem horas em devemos saber dosar conforto+estética+humor. Detalhes cênicos também são sempre bem-vindos. Vale investir em uma luminária legal, em cadeiras, em uma boa poltrona... Não necessariamente gastando muito. Tem que achar o equilíbrio do seu bolso também! Sei que não é fácil. Inspirem-se!


No canto esquerdo ao lado da mesa de jantar, sai a poltrona cinza e a mesa com o abajur tradicional.  Aproveitaria a chaise longue, revestindo-a com uma capa branca(1). Ao lado dela entra a luminária com cúpula dourada e pés palito da Rooms(2), junto com a mesa Saarinen com tampo em madeira(3). Eu gosto da mesa de jantar de madeira, porém as cadeiras ali sumiram... Colocaria cinco cadeiras brancas, e apenas uma preta na cabeceira - modelo Hee Weeling(4), da Hay.  Sobre a mesa de jantar, bowl de madeira da Showroom Finland(5) e pendente dourado Louvre Light(6) da Established & Sons. O sofá fica, as almofadas e a manta saem! Ao lado dele, a cadeira de madeira vintage(7). Como mesa de centro, a mesa-bandeja preta da Hay(8). Atrás do sofá, virado para a mesa de jantar, entra o banco Bertoia(9), que pode apoiar livros e objetos. O quadro está perdido no paredão. Ou entra uma tela bem grande, ou não se pendura nada. Quadros grandes assim, apoiados no chão, combinam mais com o espaço. Vale deixar a bicicleta encostada também! ...Fechando com cactos e suculentas(10) na mesa ao lado da chaise e na mesa de centro. No fim mantive a chaise, a mesa e o sofá.

As cores ficaram mais definidas - Madeira/branco/preto/bege/dourado - contrapondo com a caixa de aço e cortinas brancas e roxas. Conseguiram enxergar a mudança? Espero que tenham gostado. Ciao!

21.3.11

Arquitetura residencial Milanesa 2

...Un po' di tutto: edifício residencial em Bovisa, Milano.

Vamos lá... Por onde começar?! Sei que posso ser mal interpretado (...ainda mais com o google translator!) escrevendo isso, mas se você é brasileiro, certamente já ouviu a expressão popular "samba do crioulo doido". Pois bem, é como eu chamo mentalmente este edifício residencial na zona de Bovisa, próximo ao Politecnico di Milano. A estética está longe de ser a minha preferida, porém, eu tiro o chapéu para o meu amigo de profissão autor do projeto, principalmente pela coragem de reunir em um mesmo edifício tantas referências. E no fim até que o resultado me agradou! Não sei dizer... Mas eu vejo Itália aí! Talvez seja pelo uso do tijolo com o amarelo, com o verde das janelas, com a vegetação... Começamos da lateral, onde se localiza a entrada(1), marcada por paredes revestidas de tijolos aparentes em duas cores, formando listras horizontais. No eixo de entrada, o corpo da escada, toda envidraçada(2), recebeu um coroamento que mais parece um heliponto(!). Varandas circulares(4) surgem entre dois volumes. De um lado, telhado com três águas(3), do outro lado, telhado com duas águas(5). Acham que acabou? Confiram comigo!

No embasamento, uma brincadeira com tijolos aparentes, criam desenhos com sombra. No detalhe(6), a cúpula de vidro que ilumina o playground. Sobre o prédio, surge ainda um outro pavimento(7) com cobertura totalmente diferente das existentes.

Detalhe da caixa de escada marcada na fachada por um corpo de vidro. Notem que o coroamento é sustentado por mãos francesas. Na foto seguinte, o perfeito acabamento da parede listrada de tijolos com as sacadas próximas à caixa de vidro. E tem mais...

Detalhe da varanda circular com o toldo listrado reto. No embasamento lateral, um jardim de vasos! Mas notem que existe um ritmo no paisagismo: começa com um pinheiro, vem quatro vasos, depois outro pinheiro... E assim vai! ...Sem contar que os vasos são padronizados, inclusive nas varandas. Reparem!

Contexto geral: é ou não é um "sambão"? Não escrevo em um sentido crítico. Acho que conseguiram de fato, dentro de mil tipologias e referências, criar algo com uma linguagem tradicional porém bem interessante. Por isso tiro meu chapéu! 

...Gostaram? Fico devendo o autor para vocês... Ciao!

Ciao primavera!

A Vespa, um dos símbolos do design italiano, em versão primavera.
(+ fonte | bazarweb.info)

Enquanto aí embaixo as águas de março vão fechando o verão, aqui em cima começa a ficar quente e colorido. "Inexplicavelmente" o frio aqui está indo embora, os dias de sol têm sido constantes e já vejo folhas e flores crescendo pelos parques e jardins. Como?! ...Pela primeira vez na vida estou podendo viver sequencialmente as 4 estações do ano - um presente de Deus. Digo isso, pois tendo morado boa parte da minha vida no Rio de Janeiro, confesso que a impressão que tenho é a de ter vivido em um eterno verão. Va bene... A primavera chegou aqui, e com ela mostro alguns objetos de design temáticos bem interessantes. Abram as janelas, deixem o ar e o sol entrarem! ...Reguem a casa com bom design! Confiram!

...Chicago?! Não! Roma! Crítica sobre a relação do homem com a natureza.

Começo o post com esta instalação do artista plástico Bik Van der Pol chamada "Casa delle farfalle" (casa das borboletas), exposta no início deste ano no Museu Macro, em Roma, Itália. Um jardim habitado por centenas de borboletas naturais foi criado dentro de uma reprodução da Farnsworth House, do arquiteto Mies Van der Rohe. Cientistas afirmam que as borboletas são "insetos indicadores", extremamente sensíveis à degradação ambiental. Já esta casa projetada por Mies Van der Rohe, símbolo do minimalismo arquitetônico, teve como proposta trazer o externo ao interno, através de grandes panos de vidro. O artista ao encher a casa de plantas e borboletas faz uma crítica sobre a relação precária do homem com a natureza na atualidade. Encurtando o papo... Se elas (as borboletas) forem embora, é um sinal de que em breve iremos também. Bonita a mensagem, e esteticamente bem interessante.

Já tinham pensado nisso antes? ...Dois vasos dentro de um maior? Idéia simples e muito bacana. O vaso triplo é do designer francês Benjamin Graindorge, para a Cinna. Pode ser usado separado ou junto. Super bonito, não? Obra de arte.

Este vaso une o útil ao agradável. Além de decorar, ainda serve de suporte para livros. Arrume um espaço aí na estante da sala... Pode ser usado também como aquário! Coloque um peixe exótico em cada parte e pronto! Design by Gnr8.

Achei esse descanso de panela, feito de silicone, bem original. Lembra uma flor de tecido de chita, um bordado... Aqui em Milano vi à venda na Morani Gomma em San Babila. Caprichem no almoço porque ele vai roubar a atenção da mesa.

Já pensou em descansar em uma "folha"? Essa foi a idéia dos designers Lievore, Altherr e Molina, para a Arper. Além da chaise, a coleção ainda conta com cadeiras e poltronas. Todas assim, em aço, remetendo aos veios de uma folha.

Fechando com esses pratos do designer Janson Miller, para a Areaware. Decorações tradicionais são recortadas por figuras de pássaros. O designer questiona: "Porque a decoração de porcelanas tem que ser centralizada?". Concordo plenamente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...